Câmara Municipal de Votorantim - Votorantim - SP

4/5 based on 1 reviews

Página Inicial — Câmara Municipal de Votorantim - Votorantim.sp.leg.br

Objeto que compõem a página inicial do site. (atenção: este objeto não deve ser excluído)

About Câmara Municipal de Votorantim

História da cidade

 

Votorantim torna-se cidade


Criado pela lei estadual nº 8.092, de 28 de fevereiro de 1964, o município de Votorantim nasceu da vontade soberana da maioria do povo do então distrito de Sorocaba, após plebiscito que envolveu cerca de 5.000 eleitores, realizado em 1º de dezembro de 1.963.

 

A cidade era instalada


Em 27 de março de 1965, uma solenidade no Clube Atlético Votorantim marcava a posse da primeira administração autônoma da cidade. Na sessão de posse, aberta pelo então juiz eleitoral da Comarca de Sorocaba, Dr. Edmar de Carvalho Lima, a Mesa foi composta pelas mais destacadas autoridades das duas cidades.  

Estiveram presentes na solenidade o dr. Armando Pannunzio, prefeito de Sorocaba; o vereador Francisco Solla Galera, que representou o Legislativo sorocabano; o inspetor José Ferreira, representando o Juiz da 1ª Vara; o promotor público, Dr. José Aleixo Irmão; Dr. Hélio Rosa Baldy, secretário dos Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Sorocaba; Dr. Hélio Ferreira, secretário de Obras e Urbanismo, o Dr. Otto Wei Neto, secretário de Educação de Sorocaba; Sr. Paulo Pence Pereira, secretário dos Serviços Públicos e Industriais, Dr. Francisco Severino Duarte, delegado Regional de Polícia, Dr. Jorge de Lima, o Dr. José Ermírio de Moraes Filho, o Sr. Mathias Gianolla, o Pe. Antônio Maffei e, como empossados, o prefeito Pedro Augusto Rangel e o vereador mais votado, Domingos Metidieri Filho.

O recém-empossado presidente da Câmara Domingos Metidieri Filho, deu posse ao prefeito Pedro Augusto Rangel e ao vice-prefeito, Laurindo Alves da Silva.

 História da Câmara Municipal


Início dos trabalhos legislativos

Assim empossados, os 09 vereadores da primeira legislatura iniciaram os trabalhos. 
Naquela época, conforme contam os o ex-vereadores, “tudo era muito difícil”. 
O atual prédio da Câmara, onde se iniciou os trabalhos, era uma tecelagem. Dessa forma, metade ficou para a fábrica e outra metade para a Câmara.

Não existia qualquer infraestrutura. Não tinha mesa, cadeira, nem material de escritório, como lápis, caneta ou papel. Usava-se o que se tinha à disposição ou o que os vereadores traziam de suas casas.
Não havia carro para os parlamentares e muito menos assessores. Eram apenas cinco servidores efetivos, dentre eles o de vigia, que portava uma arma comprada e registrada pela Câmara. Depois essa arma acabou sendo doada à Justiça porque não tinha sentido ficar guardada.

As sessões eram as terças e sextas-feiras, sempre a partir das 8 da noite.

Sem infraestrutura e como o prédio era cedido e dividido com a tecelagem, certa vez os vereadores decidiram mudar para outro espaço. Assim escolheram um imóvel na antiga Rua do Comércio (hoje Avenida 31 de Março), bem próximo da prefeitura. Mas a Câmara ficou apenas uns dois anos nesse local e mudou novamente em meados dos anos 70, desta vez para a rua Monte Alegre, num casarão na esquina com a 31 de Março. Ocupou esse espaço até meados de 1982, quando retornou para o primeiro prédio, ou seja, onde está atualmente, depois que a prefeitura desapropriou e incorporou esse imóvel.


A essa altura, a estrutura foi melhorada mas existiam poucas salas e os vereadores se revezavam nelas para atendimento e execução dos seus trabalhos.


Foi nessa época também que a prefeitura cedeu o primeiro automóvel para o legislativo, um Chevrolet que era do executivo municipal e que fora substituído por um novo veículo.


E assim, com o passar dos anos e acompanhando o crescimento da cidade, a Câmara foi obrigada a expandir seu prédio, construindo novas salas para individualizar o atendimento dos vereadores e sempre buscando melhorar os serviços prestados aos munícipes.


Nos últimos anos, além das salas dos vereadores, o Legislativo ganhou pavimento superior e novos setores.

Contact Câmara Municipal de Votorantim

Address :

Câmara Municipal de Votorantim - R. Antônio Festa, 88 - Centro, Votorantim - SP, 18110-000, Brazil

Phone : 📞 +7
Postal code : 18110-000
Website : http://www.votorantim.sp.leg.br/
Categories :

Câmara Municipal de Votorantim - R. Antônio Festa, 88 - Centro, Votorantim - SP, 18110-000, Brazil
T
Thiago Bello on Google

aberta ao publico
open to the public

Write some of your reviews for the company Câmara Municipal de Votorantim

Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information

Rating *
Your review *

(Minimum 30 characters)

Your name *

Nearby places in the field of District council,

Nearby places Câmara Municipal de Votorantim