Comercial Auto Elétrica Isa - Campinas - SP

4.8/5 based on 8 reviews

Centro Automotivo - Comlaeisa.yolasite.com

 Com a aproximação das férias de fim de ano e mesmo com feriados prolongados, as viagens rodoviárias aumentam consideravelmente. Além da revisão das partes mecânica, elétrica e hidráulica, os pneus também devem ser verificados.

A Bridgestone, fabricante japonesa de pneus, explica quais são os principais erros que muitas pessoas cometem em relação aos pneus, e o que fazer para evitá-los. Segundo a empresa, a revisão não deve ficar restrita à recalibragem feita nos postos de serviços.

De acordo com o parágrafo 3º do artigo 4º da Resolução 558/80, o condutor que não cumprir as especificações de conservação de pneus estará sujeito às penalidades do Grupo 3 (consideradas graves, com aplicação de multa e 5 pontos na carteira) e apreensão do veículo. A fabricante alerta que, além do prejuízo material e eventuais fatalidades, o mau estado dos pneus pode acarretar a suspensão da cobertura por parte das companhias de seguro.

Confira, a seguir, quais os principais erros e as dicas da Bridgestone sobre conservação dos pneus.

1) Pressão incorreta

Rodar com o pneu abaixo da pressão indicada aumenta a área de contato com o piso, gerando um desgaste mais acelerado nos ombros do pneu (extremidades), torna a direção do veículo mais pesada e pode gerar uma eventual desagregação da rodagem (parte que toca o solo) devido ao excesso de calor gerado. Além disso, exige mais esforço do motor, fazendo com que o veículo consuma mais combustível e polua mais. Por outro lado, o excesso de pressão pode causar desgaste mais acentuado no centro da rodagem, perda de estabilidade em curvas, rachaduras na base dos sulcos, maior propensão a estouros por impacto e maior facilidade de penetração de objetos. A pressão correta é a indicada pelo fabricante do veículo e tem grande influência no comportamento dinâmico deste.

Outro ponto importante é não se esquecer de verificar as condições do estepe. Além de conferir se o mesmo se encontra no lugar (há inúmeros relatos de furtos na rua, em estacionamentos ou serviços semelhantes), é importante mantê-lo pronto para o uso.

Uma dica interessante é colocar até cinco libras a mais que o normal, já que o pneu reserva nem sempre é calibrado com a mesma frequência dos pneus em uso.

2) Desgaste excessivo

No caso de chuva, a pouca ou nenhuma profundidade dos sulcos compromete o escoamento da água que fica entre o pneu e o piso, o que aumenta significativamente o risco de aquaplanagem e a perda do controle da direção por parte do motorista. A profundidade mínima dos sulcos do pneu, indicada pelos TWIs (Tread Wear Indicators), que são “ressaltos” da borracha vistos dentro dos sulcos, é de 1.6 mm de profundidade. Abaixo dessa medida, em qualquer parte dos sulcos, o pneu já passa a ser considerado “careca” e passível de autuação pelas autoridades de trânsito.

3) Riscar o pneu

Para tentar prolongar a vida útil do pneu, alguns motoristas adotam o recurso de fresar a banda de rodagem quando esta chega ou ultrapassa o limite de segurança indicado pelos TWIs. A prática (conhecida como “riscar os pneus”) é totalmente condenada pelos fabricantes e consiste no redesenho da banda de rodagem feito por borracheiros irresponsáveis, usando para isso uma lâmina quente própria para esse fim. Ao ter retirada parte da borracha que compõe sua estrutura, deixando por vezes a lona aparente, o pneu perde sua resistência, podendo provocar seu estouro em pleno movimento.

4) Consertos inadequados

Na maioria das vezes, ao consertar um pneu furado, os borracheiros utilizam o chamado “macarrão”, que é um filete de borracha introduzido por meio de uma agulha na perfuração que se quer eliminar, dispensando a desmontagem da roda. Porém, esse recurso deve ser utilizado provisoriamente e substituído pelo manchão ou plug assim que possível, pois, por tempo prolongado, o macarrão pode permitir o vazamento da pressão do pneu. Além disso, a remoção do pneu da roda para a aplicação do conserto permanente permite avaliar a real extensão do dano causado no interno do pneu. Em relação aos danos nas laterais do pneu, o mais indicado é que se substitua o componente, já que não é permitido o reparo nas laterais de pneus de passeio.

5) Não fazer a manutenção da suspensão

De nada adianta colocar pneus novinhos, se a suspensão e outras partes do veículo não estiverem em bom estado. Uma suspensão mal calibrada e com peças desgastadas provoca o desalinhamento de direção, deixando o veículo instável e inseguro. Um dos sinais de que o alinhamento do veiculo não está correto e que partes da suspensão podem estar gastas ou danificadas é o desgaste irregular ou prematuro dos pneus.

6) Não fazer o rodízio

O rodízio de pneus tem por função equalizar o desgaste e garantir uma vida longa e uniforme a eles. Deve ser realizado segundo a recomendação que consta no manual do veículo ou, na falta deste, a cada 8 mil km para pneus radiais e 5 mil para pneus diagonais.

7) Não alinhar e balancear as rodas

Desvios mecânicos provocam desgastes prematuros de pneus e desalinhamento de direção, deixando o veículo instável e inseguro. Deve-se alinhar o veículo quando sofrer impactos na suspensão, na troca de pneus ou quando apresentarem desgastes irregulares, quando forem substituídos componentes da suspensão, quando o veículo estiver puxando para um lado ou a cada 10 mil km.

O desbalanceamento das rodas, além de desconforto ao dirigir, causa perda de tração e de estabilidade, desgastes acentuados em componentes mecânicos e no próprio pneu. Deve-se balancear as rodas sempre que surgirem vibrações, na troca ou conserto do pneu, ou a cada 10 mil km.

Fonte. Internet.


Contact Comercial Auto Elétrica Isa

Address :

Comercial Auto Elétrica Isa - Av. Ralfo Leite de Barros, 76 - Jardim Nova Europa, Campinas - SP, 13040-020, Brazil

Phone : 📞 +978
Postal code : 13040-020
Website : http://comlaeisa.yolasite.com/
Categories :

Comercial Auto Elétrica Isa - Av. Ralfo Leite de Barros, 76 - Jardim Nova Europa, Campinas - SP, 13040-020, Brazil
R
Ricardo K. on Google

Melhor oficina da cidade! Além de ser muito difícil conseguir encontrar uma oficina mecânica honesta, contamos com serviço qualificado. Recomendo!
Best workshop in town! In addition to being very difficult to find an honest repair shop, we have qualified service. I recommend!
S
Sidnei on Google

Atendimento eficiente e profissional. Fui muito bem atendido de forma atenciosa e honesta. Recomendo a todos.
Efficient and professional service. I was very well attended to in an attentive and honest way. I recommend it to everyone.
B
Bia Souza on Google

Atendimento excelente, serviço de qualidade com preço justo.
Excellent service, quality service with fair price.
R
Renzo Barbosa on Google

Sempre foi ótima, são mais de 30 trinta anos cuidando dos carros da família.
It has always been great, there are more than 30 thirty years taking care of the family cars.
A
André Luiz Quitério De Luca on Google

Atendimento excelente, super educado e serviço ÓTIMO ! Recomendo para qualquer um !
Excellent service, super polite and GREAT service! I recommend it to anyone!
G
Gilmar Rodrigues on Google

Muito boa Oficina serviços de qualidade ótimos profissionais com preços justos .indico a todos com certeza vocês vão gostar.
Very good Workshop quality services great professionals with fair prices. I recommend everyone for sure you will like it.
R
Renan Vezzani (SiteBank) on Google

Oficina pequena, mas oferece com atendimento. Pessoal muito atencioso e solícito. Trabalha com todas as marcas e modelos.
Small workshop, but serviced. Very attentive and helpful staff. It works with all makes and models.
P
Peterson Alves on Google

Qualidade e atendimento nota mil.
Quality and service note thousand.

Write some of your reviews for the company Comercial Auto Elétrica Isa

Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information

Rating *
Your review *

(Minimum 30 characters)

Your name *

Nearby places in the field of Auto repair shop, Auto electrical service,

Nearby places Comercial Auto Elétrica Isa