Escola Estadual Professor Américo de Moura - São Paulo - SP

4.4/5 based on 8 reviews

About Escola Estadual Professor Américo de Moura

A Escola Estadual “Professor Américo de Moura” está instalada num prédio construído, há 34 anos. 

O professor Américo de Moura foi docente da disciplina de Português do antigo ginásio de Campinas (1906 a 1914) e nas disciplinas de Literatura e Latim na Escola Normal de São Paulo (1914 a 1935). Lecionou também no Colégio Universitário, na disciplina de História da Língua (1935 a 1937).

Já na Faculdade de Filosofia de São Bento ministrava aulas de Filologia Românica e Literatura Portuguesa no período de (1940 a 1944). 

Alguma de suas obras levou os alunos a compreender e a verificar por si só uma realidade: a unidade linguística entre Portugal e Brasil. 

Escrevia artigos no jornal Radical Paulistano, localizado na Rua Boa Vista, 29, este jornal apareceu nas bancas em 12 de abril de 1869, tinha como frequentador Rui Barbosa, que participava das reuniões do Clube Radical, de orientação liberal, que teve como colaboradores: Luís Gama, Américo de Moura, Bernardino Pamplona e Júlio César de Freitas Coutinho.

A Sra. Ana Arcanjo, membro da Cruz Vermelha, da Revolução de 1932, comenta que o Hino Nacional Brasileiro tinha um trecho, que o escritor e poeta Américo de Moura havia sugerido logo na introdução do Hino, mas que não foi aceito oficialmente. 

A nossa escola recebe o nome de Professor Américo de Moura em homenagem a esse professor que muito contribuiu para a educação, cultura e história do Brasil. 

A Escola Estadual Professor Américo de Moura, localizada no bairro do Jardim Avelino, está jurisdicionada à diretoria de ensino da Região Centro-Sul.

  A UE tem uma localização privilegiada, com uma estação de metrô-Vila Prudente, conectada à estação do monotrilho (Linha Prata), várias linhas de ônibus e ciclofaixa. Seu entorno é privilegiado com uma variedade de estabelecimentos comerciais, que vão desde agências bancárias, restaurantes, universidade, etc.

Nossos alunos provêm do entorno da unidade (Vila Avelino, Vila Prudente, Vila Alpina, Vila Ema e outros pontos da Zona Leste). Destaca-se a realidade de alunos que vêm de bairros um pouco mais longínquos em função da oferta de ensino integral.

 O estabelecimento funciona hoje, atendendo a uma clientela de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, que, a partir de 2018, passa a agregar o Programa de Ensino Integral, que tem se desenvolvido de maneira bastante satisfatória como modelo de ensino público de excelente qualidade.

A escola conta com Direção, Vice-Direção, Professor Coordenador Geral, três Professores Coordenadores de Área, doze professores designados na Escola Integral por quarenta horas e um professor readaptado na Sala de Leitura, também designado. Ao todo há dezesseis pessoas no Quadro do Magistério, todos optantes pelo Programa Ensino Integral, instalado nesta Unidade Escolar a partir de 2018. Na área administrativa contamos com um Gerente de Organização Escolar e cinco Agentes de Organização Escolar. Na área de limpeza a escola conta com serviço terceirizado, com três auxiliares de limpeza, através da Empresa Star Clean. Também terceirizado temos o serviço referente ao refeitório, com três funcionárias da empresa WF Brasil.

A identidade da escola é construída com base em valores educacionais fundamentais que contribuem para orientar, dar coerência e impulsionar o trabalho coletivo. Entendemos como valor, a disponibilização de um ensino de qualidade, reconhecimento dos docentes, gestão escolar responsável e democrática, corresponsabilidade e espírito de equipe, mobilização de toda comunidade escolar e sociedade em torno do processo de ensino e aprendizagem. 

Finalidades da Escola de acordo com a Proposta Pedagógica: 

Valorizar a educação como um instrumento de humanização e de interação social, proporcionando educação de qualidade através de um trabalho de parceria entre pais, alunos e profissionais da educação, num processo cooperativo de formação de indivíduos plenos e aptos a construir a sua própria autonomia e cidadania. 

Nossas premissas, definidas de acordo com Galvão e Oliveira (2009, p. 78) como “princípios ou conceitos fundamentados em valores que, expressos na forma de afirmações, devem nortear as políticas e as ações de uma organização”, pautam-se em: 

  • Protagonismo Juvenil: Formação de jovens competentes, autônomos e solidários.
  • Formação Continuada: Todos os educadores em processo de formação inicial e continuada. Com Práticas pedagógicas orientadas pelos quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser.
  • Excelência em Gestão: Resultados sustentáveis em todas as dimensões da gestão do projeto escolar, como a pedagógica, didática, administrativa e intersetorial.
  • Corresponsabilidade: Toda a comunidade atuando de maneira comprometida com o projeto escolar.
  • Replicabilidade: Práticas inovadoras sistematizadas e replicáveis para a rede. 

Nosso modelo pedagógico, de acordo com o Ensino integral,  consolida inovações em conteúdo, método e gestão, que se materializam nas práticas educativas (e não apenas no currículo), na diversificação de metodologias pedagógicas e na introdução de processos de planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades. Além disso, baseia-se na visão de ser humano e de sociedade que emana Artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96) e do Artigo 3º da Constituição Federal. O grande diferencial deste modelo é a oferta das condições para elaboração de um Projeto de Vida, sendo simultaneamente o foco para onde deve convergir todas as ações da escola e a metodologia que apoiará o estudante na sua construção.

Como diretrizes gerais e orientadoras da proposta curricular, além de eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea, temos as premissas:

  • Aprender a conhecer: Considera-se a importância de uma educação geral, suficientemente ampla, com possibilidade de aprofundamento em determinada área de conhecimento. Prioriza-se o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento, considerado como meio e como fim. Meio, enquanto forma de compreender a complexidade do mundo, condição necessária para viver dignamente, para desenvolver possibilidades pessoais e profissionais, para se comunicar. Fim, porque seu fundamento é o prazer de compreender, de conhecer, de descobrir. O aumento dos saberes que permitem compreender o mundo favorece o desenvolvimento da curiosidade intelectual, estimula o senso crítico e permite compreender o real, mediante a aquisição da autonomia na capacidade de discernir. Aprender a conhecer garante o aprender a aprender e constitui o passaporte para a educação permanente, na medida em que fornece as bases para continuar aprendendo ao longo da vida. 
  • Aprender a fazer: O desenvolvimento de habilidades e o estímulo ao surgimento de novas aptidões tornam-se processos essenciais, na medida em que criam as condições necessárias para o enfrentamento das novas situações que se colocam. Privilegiar a aplicação da teoria na prática e enriquecer a vivência da ciência na tecnologia e destas no social passa a ter uma significação especial no desenvolvimento da sociedade contemporânea.
  • Aprender a conviver: Trata-se de aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepção das interdependências, de modo a permitir a realização de projetos comuns ou a gestão inteligente dos conflitos inevitáveis. 
  • Aprender a ser: A educação deve estar comprometida com o desenvolvimento total da pessoa. Aprender a ser supõe a preparação do indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente às diferentes circunstâncias da vida. Supõe ainda exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação, para desenvolver os seus talentos e permanecer, tanto quanto possível, dono do seu próprio destino. Aprender a viver e aprender a ser decorrem, assim, das duas aprendizagens anteriores – aprender a conhecer e aprender a fazer – e devem constituir ações permanentes que visem à formação do educando como pessoa e como cidadão. A partir desses princípios gerais, o currículo deve ser articulado em torno de eixos básicos orientadores da seleção de conteúdos significativos, tendo em vista as competências e habilidades que se pretende desenvolver no Ensino Médio. Um eixo histórico-cultural dimensiona o valor histórico e social dos conhecimentos, tendo em vista o contexto da sociedade em constante mudança e submetendo o currículo a uma verdadeira prova de validade e de relevância social. Um eixo epistemológico reconstrói os procedimentos envolvidos nos processos de conhecimento, assegurando a eficácia desses processos e a abertura para novos conhecimentos. 

Atendendo a um público exclusivamente de Ensino Médio, nos pautamos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que o explicita  enquanto “etapa final da educação básica” (Art.36), o que concorre para a construção de sua identidade. O Ensino Médio tem a característica da terminalidade, o que significa assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental; aprimorar o educando como pessoa humana; possibilitar o prosseguimento de estudos; garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania; dotar o educando dos instrumentos que o permitam “continuar aprendendo”, tendo em vista o 11 desenvolvimento da compreensão dos “fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos” (Art.35, incisos I a IV). 

Assim, nossos jovens ao longo de sua formação escolar, deverão ser capazes de compreender as exigências da sociedade contemporânea com a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades específicas asseguradas a partir das ofertas das condições para construção dos projetos de vida, realizados por meio da excelência acadêmica, da formação para valores e da formação para o mundo do trabalho.  

Em suma, nosso objetivo é oferecer, de forma articulada, uma educação com vista a formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa; o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; a preparação e orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo; o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos.

Contact Escola Estadual Professor Américo de Moura

Address :

Escola Estadual Professor Américo de Moura - R. Mendonça Corte Real, S/n - Jardim Avelino, São Paulo - SP, 03227-110, Brazil

Phone : 📞 +9
Postal code : 03227-110
Website : http://www.eepampei.com.br/
Categories :

Escola Estadual Professor Américo de Moura - R. Mendonça Corte Real, S/n - Jardim Avelino, São Paulo - SP, 03227-110, Brazil
R
Regina Pesaroglo on Google

joguei muito futsal nos anos de 1976 a 1983. que saldade
I played a lot of futsal in the years 1976 to 1983.
L
Layane Icart on Google

5 pelos alunos , pq a coordenação é bem desorganizada kkkkkkk
5 by the students, because the coordination is very disorganized kkkkkkk
I
Ivon José on Google

Está Escola era na rua Ibitirama. Deu origem ao nome da padaria CEPAM que ficava em frente a escola.
This School was on Ibitirama Street. It gave rise to the name of the CEPAM bakery that was in front of the school.
E
Eduardo Silva on Google

Ótimo colégio da região de vl prudente
Great school in the vl prudent region
J
Julio Cesar De Oliveira on Google

Se wawwq ww Anaw w www aawwq esse
If wawwq ww Anaw w www aawwq this
N
Nicolas Fernandes on Google

A escola tem uma boa infraestrutura, excelentes professores e coordenadores, porém precisa de manutenção como, mais assentos para os alunos no pátio, aro de basquete na quadra externa, melhores refeições e não ter que consumir valor minimo de R$10 na cantina para pagar no cartão pois é crime.
The school has a good infrastructure, excellent teachers and coordinators, but needs maintenance such as, more seats for students on the patio, basketball hoop on the outside court, better meals and not having to consume a minimum amount of R $ 10 in the canteen to pay at card because it is a crime.
L
Léa K. on Google

Escola Estadual Professor Américo de Moura.
Professor Américo de Moura State School.
E
Emma Tecvendas on Google

Escola comprometida em formação acadêmica, cultural e socioeducativa. Diretora Vanessa e equipe estão de parabéns.
School committed to academic, cultural and socio-educational training. Director Vanessa and team are to be congratulated.

Write some of your reviews for the company Escola Estadual Professor Américo de Moura

Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information

Rating *
Your review *

(Minimum 30 characters)

Your name *

Nearby places in the field of School, Public educational institution,

Nearby places Escola Estadual Professor Américo de Moura