Paróquia Santuário Santa Edwiges - São Paulo - SP

4.8/5 based on 8 reviews

About Paróquia Santuário Santa Edwiges

Apresentação

Em uma consulta ao livro tombo de nossa paróquia, podemos verificar o quão rica é a história da pequena capela que veio a ser tornar um grande Santuário de acolhida, oração e celebração da fé católica.

Tomando como base o Livro Tombo (de número 1), que é um livro que toda a paróquia existente e criada contém, anotados em suas linhas os seus acontecimentos; nesta consulta o primeiro vigário de que se tem notícia, o Pe. Afonso Hansch, SDN (Sacramentino de Nossa Senhora), indica a fundação de tal Associação Beneficente Santa Edwiges pelos anos de 1923-1924. Tal associação teve constituída a sua diretoria nos seguintes membros: Presidente – Francisco Ferreira Júnior; 1º Secretário – José Augusto Garcia e 1º Tesoureiro – Luis Gonçalves do Nascimento, que receberam para fins de construção de uma capela, um terreno de 500 metros quadrados. Consta esta doação no dia 7 de agosto de 1924, feita pelo Sr. José Pires de André e sua esposa (a qual não consta o nome), e que foi lavrada em cartório.

Nem tudo corria bem diante da aquisição do terreno e administração dos bens monetários que foram doados para que a futura capela fosse erguida. Ocorreram, segundo a pesquisa feita, alguns desentendimentos e interesses desonestos, aliados a uma construção demorada da primeira parte da obra da capela. Informa o Pe. Afonso em anotações no Livro Tombo, que não existem documentos entre a aquisição da Escritura do terreno e o 2º Livro-Ata da Sociedade Católica de Santa Edwiges – que não sabemos se trata-se da mesma Associação Santa Edwiges –, cuja primeira ata data do dia 10 de maio de 1953. Na tal 2ª ata da citada Sociedade Católica de Santa Edwiges, informa o Pe. Afonso, que uma reunião foi convocada pelo Vigário da Paróquia de São Vicente de Paulo (Pe. Joaquim Horta), assinada pelo então Presidente – Sr. José Miranda; 1º Secretário – Guilherme Soares Ferreira; 2º Secretário – A. Silva e 1º Tesoureiro – Romoaldo L.

Ainda Pe. Afonso Hansch, informa que em outras atas desta diretoria constituída são testemunhas de desorganização, mas, de outros louros conseguidos por eles, tais como: Campanha para o ladrilho da capela e quermesses.

Aos 3 de março de 1955 foi eleita a nova comissão composta pelos seguintes membros: Assistente do Clero – Pe. Avelino;  Presidente – Argemiro Bressan;  1º Tesoureiro – Félix Gomes Vieira; Secretário – Juventino José da Silva. Consta que foi digno de anotar, que a comissão citada, elaborou a Urna da Pedra Fundamental da capela, porém, não há documentos que tratem do que se seguiu. Em uma nota do Pe. Afonso, ele diz que se a fonte for certa, consta que a Pedra Fundamental da antiga capela foi colocada aos 16 de outubro (festa de Santa Edwiges) do ano de 1926.
Nas anotações feitas no Livro Tombo, vê-se que em 1º de dezembro de 1957 a capela passa para a Paróquia de São João Clímaco. Ora, Se ela “passa” para a Paróquia São João Clímaco, entende-se que ela já estava levantada, ou pode ser que a extensão territorial é que passa a pertencer à Paróquia de São João Clímaco, cujo vigário temporal era Pe. Walter Moraes. Este presidia as reuniões da comissão da capela, que sofreu novas alterações – por razões desconhecidas – ficando assim estabelecida: Argemiro, Juventino, Diogo, José Guerreiro, Alcindo Venerando (este veio a ser vice-presidente).

Em uma ata citada no Livro Tombo que é datada de 22 de outubro de 1958, fala-se pela primeira vez de uma casa existente e pertencente à capela, casa esta, que será comprada por Reinaldo Frederico, zelador dos bens e da própria capela. Por fim, em mais ou menos 1958-59 foi feita por aquela comissão um considerável aumento da antiga capela, inclusive da torre já existente. Depois disso, não há mais informações sobre a continuidade da caminhada da capela até a ereção como paróquia.
Nas linhas abaixo, transcrevo o que está contido no Livro Tombo, dos dizeres do Pe. Afonso Hansch, sobre a comissão que deu cabo das obras da capela:

O que se pode constatar, é que a atual comissão, que se compõe dos senhores: Argemiro Bressan, Alcindo Venerando, Juventino José da Silva, Arlindo Frederico, João Vieira, Diogo, Felix Gomes Vieira, Sebastião Teixeira, foram os que mais desinteressadamente e com plena honestidade, se dedicaram à boa causa e em prol desta nova Paróquia. Foram estes os homens, que pela tenacidade de trabalhos ininterruptos e insistências contínuas juntos aos Superiores da Arquidiocese, conseguiram, que a Capela de Santa Edwiges se transformasse em Igreja Matriz, e que esta recebesse após novas e árduas lutas, seu primeiro vigário. Por estes heróis de fé, em plena metrópole, de grande porcentagem indiferente e materialista, fomos recebidos com imenso júbilo, tal salvador, há muitos anos esperado. Não obstante de copiosas almas, eles aguardavam a nossa vinda ainda às 21 horas do dia 22 de dezembro de 1960 no salãozinho da Casa Paroquial. Após as “boas vindas” recebidas, tínhamos que por mão à obra. Em nossa primeira visita a pequena matriz, notávamos a insuficiência do sacrário existente para guardar o Santíssimo Sacramento e a falta de muitas coisas… Na casa Paroquial encontrávamos uma cama, um guarda-roupa, uma mesa e seis cadeiras. Como veio conosco um teólogo (Frater Leo) como auxiliar, era necessário pelo menos mais uma cama. Agradecemos à Comissão pelo “socorro imediato” que recebemos.

Contact Paróquia Santuário Santa Edwiges

Address :

Paróquia Santuário Santa Edwiges - Estr. das Lágrimas, 910 - Sacomã, São Paulo - SP, 04232-000, Brazil

Phone : 📞 +77
Postal code : 04232-000
Website : http://www.santuariosantaedwiges.com.br/
Categories :

Paróquia Santuário Santa Edwiges - Estr. das Lágrimas, 910 - Sacomã, São Paulo - SP, 04232-000, Brazil
J
José Eduardo Rodrigues on Google

Ótimo lugar para adorar à Deus.
Great place to worship God.
K
Kelemcristina Soares on Google

Lugar acolhedor ,onde agradeço todos os dias a Santa Edwirges por todas as graças recebidas
Cozy place, where I thank Santa Edwirges every day for all the graces received
A
Andreza Cruz on Google

Igreja maravilhosa sempre presentando amor e solidariedade ao próximo.
Wonderful church always showing love and solidarity to the next.
L
Liz Ramalho on Google

Amo a igreja, todos são muito simpáticos exceto um rapaz que atende na lojinha da igreja, aonde são vendidas as imagens e demais itens religiosos, o rapaz está sempre mal humorado e muito sério, responde as dúvidas com aspereza e lhe falta muita simpatia. E há também uma moça na secretaria que é um pouco grossa e ríspida, tirando os dois todas as outras pessoas são maravilhosas e atenciosas, que sabem acolher os fiéis na igreja.
I love the church, everyone is very friendly except for one guy who works in the church shop, where images and other religious items are sold, the guy is always grumpy and very serious, answers questions harshly and lacks much sympathy. And there is also a girl in the secretariat who is a bit thick and gruff, except for the two, all the other people are wonderful and thoughtful, who know how to welcome the faithful into the church.
j
joao rocha on Google

Nota 1000, estou todos os domingos na missa das 09.00 horas, moro no horto florestal, percorro 29 km pra chegar lá é uma verdadeira abenção, agradeço a Deus por ter a honra de conhecer e participar da santa missa.
Note 1000, I am every Sunday at 9:00 am Mass, I live in the forest garden, I travel 29 km to get there is a real blessing, thank God for having the honor of knowing and participating in the Holy Mass.
G
Geniowes on Google

Linda.
D
Danilo Alves (Frado) on Google

Linda.
D
David David on Google

Ok

Write some of your reviews for the company Paróquia Santuário Santa Edwiges

Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information

Rating *
Your review *

(Minimum 30 characters)

Your name *

Nearby places in the field of Religious institution, Catholic church,

Nearby places Paróquia Santuário Santa Edwiges