Redemption Square - Mossoró - RN
4.3/5
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based on 8 reviews
Contact Redemption Square
Address : | Redemption Square - R. Trinta de Setembro, 246-320 - Centro, Mossoró - RN, 59610-060, Brazil |
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Phone : | 📞 +879 | ||||||||||||||
Postal code : | 59610-060 | ||||||||||||||
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Cecília Pinheiro on Google
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Felipe on Google
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Edson Freire MAIA JUNIOR on Google
★ ★ ★ ★ ★ Razoável.
Reasonable.
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Canal Variedades on Google
★ ★ ★ ★ ★ Um lugar muito bom e tranquilo , ideal para ler um livro
A very nice and quiet place, ideal for reading a book
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Daniely Rodrigues on Google
★ ★ ★ ★ ★ Arborizada e bonita. Mas também perigosa, muitos assaltos.
Wooded and beautiful. But also dangerous, many robberies.
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Victor Oliveira on Google
★ ★ ★ ★ ★ Praça um pouco deteriorada, mas um ponto de encontro para caminhadas
Square a bit run down, but a meeting point for hiking
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Rodrigo Barros on Google
★ ★ ★ ★ ★ Praça suja, faltando com a manutenção e com ambientes próximos. Há pouco movimento e de noite é completamente esquisita; fora a iluminação que quase não existe.
Dirty square, missing with maintenance and with surrounding environments. There is little movement and at night it is completely weird; apart from the illumination that hardly exists.
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felipe alves on Google
★ ★ ★ ★ ★ Logradouro histórico, localizado no Centro da cidade de Mossoró-RN, denominado por Praça da Redenção, cujo quadrilátero é ladeado pelas Ruas 30 de setembro, a oeste; Dr. Almeida Castro, a leste; Almino Afonso, ao norte; e ao sul, o prédio da União Caixeiral onde funciona a Biblioteca Municipal Ney Pontes. Anteriormente, esta praça foi denominada de Praça da Independência e de Praça da Liberdade. Em 08/10/1883, passou a chamar-se de Praça da Redenção, em homenagem à data da Libertação dos Escravos em Mossoró, 30/09/1883, sendo esta praça o palco daqueles históricos eventos.
Em 30 de setembro de 1904, nesta praça, deu-se a inauguração do Momento à Liberdade, em homenagem a data da Abolição da Escravatura da cidade de Mossoró. A construção do monumento e do coreto deveu-se a iniciativa do promotor público da Comarca de Mossoró, Sebastião Fernandes de Oliveira, (1880-1941), que na época, dirigia a Comissão de Socorros Públicos, órgão responsável por estas obras.
O artista escultor foi Francisco Paulino da Silva, (1872-1927); não era um arquiteto, mas um mestre-de-obras muito talentoso, "o hábil artista que de uma argamassa de cimento construiu uma bela estátua da liberdade", assim descreve a Ata da Câmara que registrou este evento. Informações diversas, em diferentes autores, atestam que este monumento foi inspirado na Estátua da Liberdade, do Estado de Nova Iorque, EUA. Conforme Câmara Cascudo, na obra abaixo referenciada, esta data foi celebrada com "festa ruidosa pelos discursos e poesias, ao som das músicas sonhadoras da banda musical Fênix Mossoroense, do Mestre Alpiniano Justiniano de Albuquerque, (1862-1909)". A imagem 02, retrata o Monumento da Liberdade.
Atualmente, tanto Alpiniano Justiniano quanto Francisco Paulino são patronos de ruas nesta cidade.
Na foto ilustrativa 01, vê-se, à direita, a Rua Almeida Castro, com o casario antigo, e ao fundo, uma edificação maior, que deva ser a Cadeia Pública que foi a sede do antigo Paço Municipal, e hoje, o Museu Municipal. Contudo, o fotógrafo preferiu priorizar a rua, à direita, do que a praça, pois, dela, vê-se apenas, à esquerda, uma pequena parte com as árvores, ou, ao ser escaneada, uma parte da imagem foi indevidamente "cortada". Pela projeção das sombras, a foto foi feita em torno do meio-dia. É uma imagem, provavelmente feita por fotógrafo de algum jornal, já que a mesma mostra certos aspectos técnicos, como o enquadramento, perspectiva aplicada, e também, nota-se que a câmera utilizada possuía lentes de longo alcance. Mas, não foram obtidos dados sobre a autoria da mesma.
Historic street, located in the center of the city of Mossoró-RN, called Redemption Square, whose quadrangle is flanked by the streets September 30, to the west; Dr. Almeida Castro, to the east; Almino Afonso, to the north; and to the south, the Caixeiral Union building where the Ney Pontes Municipal Library operates. Formerly, this square was called Independence Square and Freedom Square. On 10/08/1883, it was renamed Praça da Redenção, in honor of the date of the Liberation of Slaves in Mossoró, 09/30/1883, this square being the stage of those historical events.
On September 30, 1904, in this square, the Moment to Freedom was inaugurated, in honor of the date of the Abolition of Slavery of the city of Mossoró. The construction of the monument and the bandstand was due to the initiative of the public prosecutor of the District of Mossoró, Sebastião Fernandes de Oliveira, (1880-1941), who at the time, headed the Public Relief Commission, the body responsible for these works.
The sculptor artist was Francisco Paulino da Silva, (1872-1927); he was not an architect but a very talented master builder, "the skilled artist who from a cement mortar built a beautiful statue of liberty," so describes the House Act that recorded this event. Diverse information from different authors attests that this monument was inspired by the Statue of Liberty, New York State, USA. According to Câmara Cascudo, in the work referenced below, this date was celebrated with "noisy party by the speeches and poetry, to the dreamy songs of the music band Fênix Mossoroense, by Mestre Alpiniano Justiniano de Albuquerque, (1862-1909)". Image 02 depicts the Freedom Monument.
Alpiniano Justinian and Francisco Paulino are currently street patrons in this city.
In illustrative photo 01, you can see, on the right, Rua Almeida Castro, with the old houses, and in the background, a larger building, which should be the Public Prison that was the seat of the former Municipal Palace, and today, the Museum Municipal. However, the photographer preferred to prioritize the street on the right rather than the square, because only a small part of the trees can be seen on the left, or when scanned a part of the image was improperly "cropped". " By casting the shadows, the photo was taken around noon. It is an image, probably taken by a newspaper photographer, as it shows certain technical aspects, such as framing, applied perspective, and also, it is noted that the camera used had long-range lenses. But no data were obtained on its authorship.
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