Sociedade Rural Brasileira - São Paulo - SP

4.7/5 based on 8 reviews

About Sociedade Rural Brasileira

Nos anos 1970, o setor agropecuário respondia por 15% do PIB brasileiro, enquanto a riqueza produzida pela indústria nacional ultrapassava 30%. Embora esse tenha sido o período em que a industrialização do País atingiu seu auge, a pobreza atingia quase 70% da população, e as discussões sobre como resolver a questão do abastecimento atacando-a pela raiz (aumentando a produção a preços acessíveis para a população) ganhou espaço nos meios políticos e acadêmicos. No mercado internacional, o mercado de petróleo sofria um choque e o de agricultura passava por um boom.

A excessiva demanda sobre a agricultura e o alto custo da alimentação no mercado interno favoreceram a Revolução Verde, com forte atuação da Rural, no Brasil. O movimento, que havia começado nos Estados Unidos nos anos 1950, propunha a mecanização das lavouras e o uso intensivo de agroquímicos para ampliar a oferta de alimentos. A política agrícola mudou, voltando-se para a produção dos maiores volumes nos menores espaços possíveis, e a soja se tornou o principal produto do agronegócio.

O presidente da Rural, no período, era Roberto Rezende Junqueira, que teve o seu mandato associado ao Milagre Econômico e ao modelo de crescimento agrícola-exportador proposto pelo então ministro da Fazenda, Delfim Netto. A estratégia do País para o setor era “centrar-se, a curto e médio prazo, no aumento e exportação simultânea da produção agrícola”, contando com uma série de isenções fiscais e uma farta disponibilidade de crédito, a juros favorecidos, para investimentos em maquinário e na lavoura.

Na gestão de Sálvio Pacheco de Almeida Prado, entre 1972 em 1978, a SRB apoia a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a reformulação da extensão rural no Brasil, proposta pelo ministro da Agricultura Allysson Paulinelli, com a criação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Em 1976, impulsionado pela crise do petróleo, o governo cria o Programa Nacional do Álcool (Pró-Álcool). No mesmo período, a SRB participa ativamente das discussões mais urgentes do setor, como o endividamento excessivo e a incapacidade de responder simultaneamente às necessidades dos mercados interno e externo.

A década seguinte é marcada por arrochos salariais, recessão e ajuste fiscal. Presidente da Rural entre 1978 e 1984, o empresário Renato Ticoulat Filho, também ligado à Associação Comercial de São Paulo, defende que a transferência de renda do campo para as cidades está intrinsicamente ligada ao desenvolvimento brasileiro. “Com a mesma rapidez da migração do campo para a cidade, também temos a migração da riqueza criada lá para os cofres do governo”, afirmou.

No entanto, entre 1987 e 1989, as aplicações do governo na agricultura foram reduzidas em 46%, as verbas destinadas a programas de abastecimento encolheram 78% e o crédito agrícola foi enxugado em 38%, de US$ 31,8 bilhões para US$ 20,5 bilhões. “A agricultura sempre esteve no epicentro dos problemas das políticas econômicas, porque os planos sempre foram baseados na transferência de renda do nosso setor para a sociedade”, declarou o presidente da Rural entre 1984 e 1987, Flávio Teles de Menezes: “Presente nas crises, nunca conseguimos esclarecer à população o suficiente sobre o nosso papel”. Na Assembleia Nacional Constituinte de 1988, em que se formou a Frente Parlamentar da Agropecuária, a Rural defendeu a visão de que a função da terra é produzir para abastecer a sociedade:

Contact Sociedade Rural Brasileira

Address :

Sociedade Rural Brasileira - R. Formosa, 367 - 19º andar - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01049-000, Brazil

Phone : 📞 +
Postal code : 01049-000
Website : http://www.srb.org.br/
Categories :

Sociedade Rural Brasileira - R. Formosa, 367 - 19º andar - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01049-000, Brazil
E
Edson Ventura on Google

Agronegócio, locomotiva da economia.
Agribusiness, locomotive of the economy.
C
Cristhian Denardi on Google

Local muito agradável, bonito e organizado.
Very nice, beautiful and organized place.
l
leobacco on Google

excelente local. decoração muito bonita.
great location. very beautiful decor.
C
Canoinhas Geoassessoris on Google

Local sofisticado e com ótimo atendimento
Sophisticated location and great service
F
Francieli Oliveira on Google

Sociedade tradicional (mais de um século de história), com excelentes profissionais. Os eventos são sempre muito interessantes e ricos de conteúdo!
Traditional society (more than a century of history), with excellent professionals. Events are always very interesting and rich in content!
n
nestor luiz da silva on Google

Excelente espaço, trabalho no Edifício CBI e tiver acesso ao local!
Great space, I work at the CBI Building and have access to the site!
L
Luiza Bruscato on Google

Edifício histórico com móveis antigos, estátuas e quadros originais. Madeira maciça em mogno. Vista panorâmica de todo vale do Anhangabaú e teatro municipal. Possui estrutura para eventos com auditório amplo e infra de imagem e som.
Historic building with antique furniture, statues and original paintings. Solid mahogany wood. Panoramic view of the entire Anhangabaú valley and municipal theater. It has structure for events with large auditorium and infra sound and image.
R
Rafael Assumpção on Google

Top!?

Write some of your reviews for the company Sociedade Rural Brasileira

Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information

Rating *
Your review *

(Minimum 30 characters)

Your name *

Nearby places in the field of Association or organization,

Nearby places Sociedade Rural Brasileira