Transportadora Bravo - Santos - SP
Transportadora em Santos - Transportadora Bravo - Transportadorabravo.com.br
Transportadora de Santos, Itajaí, Navegantes, Paranaguá e Itapoá que realiza o transporte de containers entre os portos e seus clientes
About Transportadora Bravo
O porto de Itajaí iniciou suas atividades no século XIX, como resultado do agrupamento de pessoas que transitavam na região e utilizavam os rios próximos para transporte de mercadorias. O comércio, em seu início, foi de caráter informal, sem reconhecimento do governo e, portanto, sem interferências, como regulações, impostos, etc.
Também informal eram os equipamentos e métodos de movimentação de cargas naquela época. Para se ter uma ideia, a entrada e saída mercadorias no navio era feita através de um trapiche, que é uma espécie de ponte de madeira que ligava a terra firme ao interior do mesmo.
Em 1912, o governo local começou a desenvolver estudos para a construção de molhes, construções de engenharia hidráulica que consistem em barreiras artificias, como pinças, que invadem o mar e protegem os navios ancorados na costa, servindo como ponto de atracação. Este fato demonstra o desenvolvimento portuário da região, que passou a ser estratégica. Em 1914, o governo empregou obras para aumentar em 700 metros a área portuária, equipadas devidamente com os equipamentos de carga e descarga da época. Em 1938, expandiram a área portuária, reforçando-a com concreto armado e adicionando pátios pavimentados em paralelepípedos e o primeiro armazém do porto de Itajaí. Em 1977, foi erguido o prédio administrativo do porto.
Foto antiga onde mostra os Molhes do Porto de Itajaí e Navegantes, construídos para permitir o acesso de navios aos terminais portuários. Fonte: Site oficial do Porto de ItajaíO Desenvolvimento do Porto de Itajaí nas decadas de 60 e 70
Nos anos seguintes, o porto seguiu crescendo. Os investimentos aumentaram bastante a partir de 1975, quando a Portobrás S/A, estatal destinada a administrar todos os portos federais do Brasil, passou a administrá-lo.
Na década de 60 a 70, a exportação de madeiras vindas do Oeste, Meio Oeste e do Planalto de Santa Catarina lideraram as exportações, sendo o produto mais visado para o comércio internacional. No entanto, a mesma sofreu uma queda nos preços, fazendo com que o porto perdesse espaço. Dessa forma, as autoridades locais e os investimentos estatais – que o Brasil, como um todo, estava presenciando – convergiram para o início da diversificação da matriz local, ampliando a produção de diferentes produtos para exportação e, consequentemente, o transporte de cargas.
Em 1.990, a Portobrás foi extinta, causando problemas em todos os portos públicos do Brasil, e exigindo uma rápida resposta do governo. Uma das soluções encontradas foi passar a administração do porto para a Companhia de Docas de São Paulo (Codesp) que, apesar de ser uma entidade estadual, passou a controlar os negócios locais de outro estado da federação. Este problema só viria a ser resolvido com a municipalização do porto, que foi retirado da Codesp e colocado sob a jurisdição da cidade de Itajaí, como permanece até os dias de hoje. Dentre as medidas positivas introduzidas pela nova administração, o município implementou políticas de concessão para o uso da estrutura para negócios por parte de empresas privadas, o que trouxe capital privado para o porto e permitiu uma expansão acelerada.
O Porto de Itajaí nos dias atuais
Desde 2004, o porto de Itajaí vem superando a cada ano o número de movimentações de mercadorias de importação e exportação, e novos terminais tem sido agregados na estrutura portuária, graças à administração municipal. Após uma enchente ocorrida em 2008, houve uma retração temporária da movimentação, mas que foi retomada, sendo que, nos dias de hoje, o complexo portuário de Itajaí ocupa o segundo lugar como o maior movimentador de cargas no Brasil, perdendo apenas para o porto de Santos, que é o maior da América Latina.
Além do Porto de Itajaí, formado pelo Porto Público e APM Terminals Itajaí, o Complexo Portuário do Itajaí ainda conta com a Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes, Poly Terminal S/A, Trocadeiro Terminal Portuário, Terminal Portuário Braskarne e Teporti Terminal Portuário Itajaí S/A.
Atualmente, o foco principal é a carga containerizada, ocupando a segunda colocação no transporte de containers no Brasil. Na exportação, destacam-se os congelados (como frango, por exemplo) e, na importação, máquinários, motores e equipamentos.
Vista aérea do Porto de Itajaí-Navegantes, segundo maior do Brasil em transporte de containers. Fonte: Blog Cidade em FocoA Transportadora Bravo é uma transportadora de Santos, mas tambem fazemos o transporte de containers no porto de Itajaí e Navegantes. Precisando de de transporte, conte conosco!
Contact Transportadora Bravo
Address : | Transportadora Bravo - R. Amador Bueno, 333 - sala 1615 - Centro, Santos - SP, 11013-153, Brazil |
Phone : | 📞 +99 |
Postal code : | 11013-153 |
Website : | https://transportadorabravo.com.br/ |
Categories : |
V
|
Vanessa Lassi on Google
★ ★ ★ ★ ★ Empresa com grande experiência em transporte de carga. Funcionários muito eficientes e qualificados.
Company with great experience in cargo transportation. Very efficient and qualified staff.
|
r
|
rubens leitao on Google
★ ★ ★ ★ ★ Empresa de confiança e prestígio.recomendo
Reliable and prestigious company. I recommend
|
Write some of your reviews for the company Transportadora Bravo
Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information
Nearby places in the field of Trucking company,
Nearby places Transportadora Bravo