Tribuci Sociedade de Advogados - São Paulo - SP
About Tribuci Sociedade de Advogados
Após a declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o governo brasileiro intensificou a adoção de medidas restritivas de circulação de pessoas com a finalidade de conter o contágio do vírus COVID-19.
Com isso, vários setores da economia foram afetados e já começam a sentir os impactos gerados pela crise sanitária, surgindo para as empresas um grande desafio de equilibrar seus fluxos de caixa diante da queda de faturamento e a manutenção das despesas, dos salários dos empregados, dos contratos com fornecedores, bem como dos tributos devidos.
Visando atenuar os efeitos negativos na economia, o governo federal anunciou um pacote de medidas emergenciais para injetar R$ 147 bilhões nos próximos três meses. Dentre as principais medidas tributárias anunciadas estão:
a) Diferimento do pagamento dos tributos federais devidos no Simples Nacional, por 3 meses;
b) Diferimento do pagamento da contribuição ao FGTS, por 3 meses;
c) Redução de 50% das contribuições destinadas ao chamado sistema S (SESC, SENAI, SESI, SENAC), por 3 meses;
d) Concessão de crédito do PROGER/FAT para Micro e Pequenas Empresas; e
e) Facilitação do desembaraço aduaneiro de insumos e matérias-primas industriais importadas antes do desembarque.
No que se refere às medidas tributárias voltadas para o combate a pandemia, o governo federal anunciou a redução a zero das alíquotas de importação para produtos de uso médico-hospitalar e a desoneração temporária do IPI para bens importados e produzidos internamente, que sejam necessários ao combate do COVID-19.
Embora anunciadas, grande parte dessas medidas ainda precisam ser publicadas para vigorarem. Além disso, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou normas visando suspender os prazos de cobrança dos créditos tributários e também para estabelecer as condições para a transação tributária extraordinária em razão da crise gerada pelo vírus do COVID-19. De acordo com a PGFN, ficam suspensos, por 90 dias:
a) Os prazos para defesa dos contribuintes nos processos administrativos de cobrança de dívidas ativas da União;
b) O encaminhamento de Certidões de Dívida Ativa para protesto extrajudicial;
c) A instauração de novos procedimentos de cobrança e de responsabilização de contribuintes; e
d) Os procedimentos de rescisão de parcelamentos por inadimplência.
Ainda, foi regulamentada pela PGFN, a possibilidade de transação tributária dos débitos inscritos em dívida ativa, nos seguintes termos:
a) Pagamento de entrada correspondente a 1% (um por cento) do valor total dos débitos a serem transacionados, divididos em até 3 (três) parcelas iguais e sucessivas;
b) Parcelamento do restante em até 81 (oitenta e um) meses, sendo em até 97 (noventa e sete) meses na hipótese de contribuinte pessoa natural, empresário individual, microempresa ou empresa de pequeno porte (em se tratando de contribuições sociais, o prazo será de até 57 meses); e
c) Diferimento do pagamento da primeira parcela do parcelamento a que se refere o inciso anterior para o último dia útil do mês de junho de 2020
Além das providências já anunciadas, espera-se que tanto o governo federal quanto os governos estaduais publiquem outras formas de minimizar os impactos tributários decorrente da crise do vírus COVID-19. Medidas como a concessão de parcelamentos especiais e a ampliação da moratória podem representar importantes instrumentos legais para evitar um colapso econômico.
Diante desse cenário conturbado, é importante que as empresas façam um planejamento realista e adequado de suas condições financeiras para manterem suas atividades, sendo que no âmbito tributário, podem e devem utilizar dos mecanismos legais existentes como a moratória, a transação, o parcelamento e, eventualmente, a compensação de créditos tributários como formas de aliviar seus fluxos de caixa.
Nossa equipe tributária está acompanhando atentamente aos desfechos do assunto e esta à disposição para esclarecimentos e orientações.
Contact Tribuci Sociedade de Advogados
Address : | Tribuci Sociedade de Advogados - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01401-001, Brazil |
Phone : | 📞 +8998 |
Postal code : | 01401-001 |
Website : | http://www.tribuci.com.br/ |
Categories : |
Write some of your reviews for the company Tribuci Sociedade de Advogados
Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information
Nearby places in the field of Legal services,
Nearby places Tribuci Sociedade de Advogados