Câmara Municipal de Jundiaí - Jundiaí - SP

4.1/5 based on 8 reviews

About Câmara Municipal de Jundiaí

A Esplanada Monte CasteloHistoricamente, como unidade político-administrativa, o município surgiu com a República Romana. Esse regime municipal, criado pelos romanos, se difundiu para alguns países, entre eles Portugal, e, através de modificações, passou a desenvolver funções políticas e a estabelecer suas próprias leis locais, posteriormente emergindo o município português, que herdamos quando do Brasil-Colônia. Esse regime vigeu até a independência, em 1822.

A organização do Poder Legislativo em nosso País surgiu em 1532, quando Martim Afonso de Souza instalou a primeira Câmara brasileira, a de São Vicente, que passou a exercer os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Conforme o legado de historiadores e pesquisadores locais, o povoamento do Arraial de Jundiaí começou por volta de 1639 e, em 14 de dezembro de 1655, mediante provisão do Marquês de Cascais (Conde de Monsanto), donatário da Capitania de São Vicente, foi elevado à categoria de Vila, quando possibilitou a instalação de sua primeira Câmara Municipal, a Câmara da Vila de Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí, em 1656.

A partir de 1696 a função de Presidente da Câmara era ocupada pelo "juiz-de-fora", que era nomeado pelo rei, e o povo elegia três Vereadores. Com a expansão e o desenvolvimento, novos núcleos foram surgindo e, crescendo o sentimento libertário, em 7 de setembro de 1822 ocorreu a Independência. Dois anos mais tarde, no dia 25 de março, foi instaurada a Constituição Imperial, determinando a implantação de Parlamentos Municipais em todas as cidades e vilas existentes, com caráter eletivo e presididos pelo vereador mais votado. Nessa época, além da função legislativa, as Câmaras continuavam exercendo as funções administrativas e executivas, pois não existia o cargo de prefeito, criado somente em abril de 1835.

Ao centro, à direita, o Cine Teatro Polytheama, década de 20.Com o advento da República, em 15 de novembro de 1889, em conformidade com a Primeira Constituição Republicana, os municípios adquiriram autonomia, as Câmaras foram dissolvidas, e as comunidades passaram a ser governadas por Juntas e Intendentes nomeados pelos Estados. Estes exerciam as funções dos atuais Prefeitos, denominação restabelecida a partir de 1903, quando passaram a ser escolhidos entre os vereadores.
Com a Revolução de 1930, que conduziu Getúlio Vargas ao Poder, as Câmaras foram novamente fechadas e os prefeitos depostos. Quinze anos mais tarde, com a queda de Getúlio, o País buscou reforço à representatividade popular e, saindo de um longo regime ditatorial, preparou-se para a tão esperada redemocratização. Em novembro de 1947 foram realizadas, em todo o País, eleições municipais para o Legislativo e o Executivo, havendo o empossamento dos eleitos em 1º. de janeiro de 1948.

A 1ª. Legislatura (1948/1951) foi a mais importante da história política e social de nosso Município, pois marcou a redemocratização. Era composta por trinta e um vereadores, dentre os quais já se destacava a presença de uma mulher, Jandyra de Oliveira Souza, comprovando a real vontade popular frente a uma elite política machista da época. Já na 2ª. Legislatura, o número de cadeiras para vereadores foi reduzido para dezenove, permanecendo esse número até a 5ª., reduzindo-se para dezessete entre a 6ª. e a 8ª., retomando-se a dezenove na 9ª, indo para vinte e um da 10ª. até a 13ª, retornando a dezesseis na 14ª. e 15ª. e voltando novamente a 19 cadeiras a partir da 16ª. Legislatura.

 Já ocuparam o cargo de Vereador mais de 200 pessoas, dentre as quais algumas, por mais de uma vez, foram reeleitas. A Presidência desta Casa Legislativa já foi confiada aos seguintes Vereadores durante as várias legislaturas, alguns sendo reeleitos na mesma ou em legislaturas diferentes: Amadeu Ribeiro Júnior, Odil Campos de Saes, Pedro Clarismundo Fornari, Lázaro de Almeida, José Godoy Ferraz, José Pacheco Netto Júnior, Pedro Ribeiro, Rogério Alfredo Giuntini, Paulo Ferraz dos Reis, Carlos Úngaro, Henrique Victório Franco, Elio Zillo, Ari Castro Nunes Filho, Pedro Oswaldo Beagim, Tarcísio Germano de Lemos, José Geraldo Martins da Silva, Jorge Nassif Haddad, Ariovaldo Alves, Antonio Carlos Pereira Neto, Oraci Gotardo, Francisco de Assis Poço, Ana Tonelli, Felisberto Negri Neto, Luiz Fernando Machado, José Galvão Braga Campos, Júlio César de Oliveira e Gerson Henrique Sartori.

No princípio, a Câmara funcionava no segundo andar do edifício da Caixa Econômica Estadual na Rua Barão de Jundiaí, onde hoje se encontra uma agência do Banco do Brasil.

Posteriormente, em 30 de janeiro de 1971, a Edilidade Jundiaiense passou a ter seu prédio próprio - um projeto arquitetônico de autoria do renomado arquiteto e professor Jon Adoni Maitrejan, localizado na mesma rua Barão de Jundiaí, na Esplanada Monte Castelo, tradicional ponto de Jundiaí, popularmente conhecido como “escadão”. Nas proximidades estão o teatro Polytheama, a Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra, o prédio histórico do antigo Colégio Siqueira de Moraes, onde funciona a Pinacoteca, e o Museu da Energia da CPFL. O prédio conta com uma área construída de aproximadamente mil metros quadrados, divididos atualmente entre recepção, sala de reuniões, plenário – com capacidade para 135 pessoas sentadas, salão nobre, sala de imprensa, locações da TV Câmara e gabinete da Presidência.

Carimbo ComemorativoE em que pese a funcionalidade do prédio, passados 33 anos ele necessitou de um anexo para otimizar o desempenho dos trabalhos e atender melhor a população. O Prédio Anexo foi erguido em 2004, em frente à sede principal, com uma área construída de quatro mil metros quadrados. Ali cada vereador tem o seu próprio gabinete, em um espaço amplo e confortável, além de abrigar também as instalações do Procon Jundiaí.

Tivemos em 1998, ano do Cinquentenário da Primeira Legislatura da Câmara Municipal de Jundiaí, o lançamento de um carimbo comemorativo pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT.

E a Câmara Municipal também busca inovar e se adequar aos desenvolvimentos tecnológicos. Em 2004 instalou um sistema eletrônico de votação, composto por um painel eletrônico e terminais de votação, garantindo assim maior transparência, além da instalação da ata eletrônica, que consiste nas gravações das sessões, que passaram a ser registradas também em vídeo. Ampliando ainda esse caráter comunicativo, quatro anos depois as sessões começaram a ser transmitidas ao vivo através do site da Câmara e via televisão, pelo canal 4 da NET, trabalhos realizados pelo setor de Comunicação da Casa, através da TV Câmara Jundiaí.
Atualmente as sessões e audiências públicas são transmitidas ao vivo nos canais 12.2 UHF e 4 NET, no Facebook da Câmara e no canal da TV Câmara Jundiaí no YouTube, que contém todo o acervo de vídeos da Casa, desde conteúdos atuais até materiais institucionais e históricos.

Seguindo com a história do Legislativo Jundiaiense, em 2013 a Câmara Municipal completou 65 anos de funcionamento ininterrupto desde a instalação da Primeira Legislatura em 1948. E para comemorar tal fato, lançou mais um carimbo e também selo comemorativos, em parceria com os Correios, recordando a história da redemocratização do país.

         

 

Contact Câmara Municipal de Jundiaí

Address :

Câmara Municipal de Jundiaí - R. Barão de Jundiaí, 128 - Centro, Jundiaí - SP, 13201-010, Brazil

Phone : 📞 +
Postal code : 13201-010
Website : http://www.jundiai.sp.leg.br/
Categories :

Câmara Municipal de Jundiaí - R. Barão de Jundiaí, 128 - Centro, Jundiaí - SP, 13201-010, Brazil
B
BorgiaZu Zureia on Google

Não gostei
Did not like
G
Guilherme Campos on Google

Sem dúvidas um referencial para nossa região
Undoubtedly a reference for our region
R
Renan Ribeiro on Google

Pouco espaço para o público assistir aos debates e projetos !
Little space for the public to watch the debates and projects!
g
george andré Savy on Google

A Câmara Municipal de Jundiaí recebeu o nome de "Palácio da Esplanada" quando em sua inauguração algumas décadas atrás, por se localizar ao lado da Esplanada Monte Castelo, um imenso jardim feito num morro que dá acesso da Rua Barão de Jundiaí à Rua Vigário J. J. Rodrigues (conhecida como Escadão). O nome Palácio da Esplanada caiu no esquecimento, pois foi retirado da fachada. Na foto que deixo aqui consta o nome Palácio da Esplanada, foto que tirei em 1986, porém como ainda estava aprendendo a fotografar, e fiz a foto ao anoitecer, sem tripé, saiu tremida. Mas vale o registro, é difícil encontrar fotos da Câmara naquela década de 80, a não ser no arquivo morto de jornais. Embora exista hoje o anexo da Câmara, prédio novo, as sessões continuam sendo neste prédio mais antigo, que já não comporta muitas pessoas conforme o assunto em pauta. Para o tamanho de Jundiaí, precisaria um salão maior para os munícipes acompanharem as sessões.
The Jundiaí City Council received the name "Palácio da Esplanada" when it opened a few decades ago, because it is located next to the Esplanada Monte Castelo, a huge garden built on a hill that gives access from Rua Barão de Jundiaí to Rua Vigário JJ Rodrigues (known as Escadão). The name Palácio da Esplanada fell into oblivion, as it was removed from the facade. The photo I leave here contains the name Palácio da Esplanada, a photo I took in 1986, but as I was still learning to photograph, and I took the photo at dusk, without a tripod, it came out shaky. But it is worth registering, it is difficult to find pictures of the Chamber in that 80's, except in the dead archive of newspapers. Although there is now the annex of the Chamber, a new building, the sessions are still in this oldest building, which no longer holds many people according to the subject at hand. For the size of Jundiaí, a larger hall would be needed for residents to follow the sessions.
A
Ana Silva on Google

Enquanto o povo trabalha duro e ganha pouco, ainda é obrigado a pagar - na forma de impostos - os altos salários para os vereadores e demais políticos, que ainda recebem grandes propinas para autorizar instalações de empresas e condomínios e até mesmo para autorizar o desmatamento na cidade. Esses parasitas ainda têm a audácia de se aposentar com os altos salários em apenas 8 anos de "trabalho".
While the people work hard and earn little, they are still forced to pay - in the form of taxes - high salaries for councilors and other politicians, who still receive large bribes to authorize installations of companies and condominiums and even to authorize deforestation in the City. These parasites still have the audacity to retire at high salaries in just 8 years of "work".
L
Luiz Lozzano Sanches on Google

Ótimo lugar para prestar serviços, recomendo a todos.
Great place to provide services, recommend to all.
E
Edison on Google

Local onde se resolve problemas de interesse próprio. Basta andar pela cidade para ver o descaso das operadoras de telefonia e TV a cabo, deixando tudo caído, emaranhado, deixando a cidade horrivel. E os vereadores faze o quê ? Que tal tirarem as devidas bundas das cadeiras e andar pela cidade e propor leis que coibam esse tipo de descaso ? Não servem prá nada. Sanguessugas.
A place where problems of self-interest are resolved. Just walk through the city to see the neglect of telephone and cable TV operators, leaving everything lying down, tangled up, leaving the city horrible. And what do councilors do? How about taking their butts off the chairs and walking around the city and proposing laws that curb this kind of neglect? They are of no use. leeches.
M
Mauricio Barnabé on Google

Wonderful place

Write some of your reviews for the company Câmara Municipal de Jundiaí

Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information

Rating *
Your review *

(Minimum 30 characters)

Your name *

Nearby places in the field of City Hall, District council, Council,

Nearby places Câmara Municipal de Jundiaí