JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO - São Paulo - SP

4.1/5 based on 8 reviews

About JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO

O papel da Justiça Militar da União está documentado em vídeo produzido em comemoração aos 212 anos da instituição. A peça conta um pouco da história dessa justiça especializada e detalha sua estrutura, funcionamento e os processos judiciais relacionados ao julgamento dos crimes militares.

No dia 29 de novembro de 1807 partiram do porto de Lisboa com o objetivo de se estabelecerem na cidade do Rio de Janeiro, o Príncipe Regente D. João e a maior parte de sua corte, atracando primeiramente em Salvador, em janeiro de 1808, e chegando ao seu destino final dois meses depois, no dia 08 de março daquele ano.

Pelo Alvará Régio com força de Lei de 1º de abril de 1808, D. João criou o Conselho Supremo Militar e de Justiça, que tornou-se mais tarde o Superior Tribunal Militar e última instância da Justiça Militar da União. Originalmente o órgão era composto por três Conselhos independentes com funções administrativas e judiciais: o Conselho Supremo Militar, o Conselho de Justiça e o Conselho de Justiça Supremo Militar.

O Conselho Supremo Militar era responsável por conhecer assuntos relacionados a soldos, promoções, lavratura de patentes e uso de insígnias. Era composto por conselheiros de guerra e do almirantado e por oficiais do exército e da armada convocados para servirem como vogais.

Já na esfera judicial, o Alvará de 1º de Abril incumbiu ao Conselho de Justiça decidir em última instância sobre as ações impetradas contra réus sujeitos ao foro militar. Além disso, os processos originados em conselhos de guerra de corpos militares de todas as capitanias, com exceção das do Pará, Maranhão e domínios ultramarinos, deveriam ser encaminhados, também, ao Conselho de Justiça, que era composto por conselheiros de guerra, vogais e três ministros togados, reunindo-se ordinariamente nas tardes de quarta-feira.

O Conselho de Justiça Supremo Militar se reunia extraordinariamente às quintas-feiras, quando para este fim fosse avisado e requerido pelo Juiz Relator do mesmo Conselho, para julgar em última instância, da validade das presas feitas por embarcações de guerra da Armada Real, ou por Armadores na forma da legislação pertinente vigente à época.

Estrutura atual

Atualmente, o Superior Tribunal Militar é a última instância da JMU, cuja competência é julgar os recursos provenientes da primeira instância (Auditorias Militares) e os processos originários cujos réus sejam oficiais generais.

Composto por quinze ministros vitalícios, o STM tem uma composição mista: cinco são civis e dez são oficias generais da Marinha, Exército e Aeronáutica.

A JMU está prevista na Constituição Federal no artigo 92, inciso VI. Conforme o artigo 124 da Constituição Federal, julga os crimes militares previstos no Código Penal Militar (CPM), tendo como jurisdicionados os militares das Forças Armadas e, em certos casos, os civis.

A JMU tem jurisdição em todo território nacional, sendo dividida em 12 Circunscrições Judiciárias Militares (CJM), que por sua vez abrigam uma ou mais Auditorias Militares, os órgãos de Primeira Instância.

Contact JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO

Address :

JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO - Av. Cásper Líbero, 88 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01033-000, Brazil

Phone : 📞 +777
Postal code : 01033-000
Website : http://www.stm.jus.br/
Categories :

JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO - Av. Cásper Líbero, 88 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01033-000, Brazil
c
caio sousa on Google

C
Carlos Massarelli (Carlos Massarelli) on Google

excelente
great
G
Guilherme Fernandes Neto on Google

Justiça Militar
Military Justice
J
João Batista de Sena on Google

Muito bom atendimento
very good service
J
Jhamisonn Porto Marques on Google

Local organizando e com muita agilidade no atendimento
Local organizing and with great agility in service
t
tide a. oliveira on Google

Excelente experiência. Quem trabalha do lado certo da Justiça aprende as coisas certas. Parabéns ao Judiciário Militar.
Excellent experience. Who works on the right side of justice learns the right things. Congratulations to the Military Judiciary.
A
Adriano Silva on Google

Fui até lá dia 01/10/19 estava fechado as 15:20 antes olhei no Google estava informando que estava aberto, descaso
I went there on 01/10/19 it was closed at 15:20 before I looked on Google was informing it was open, neglect
M
Marcelo RD on Google

Bom dia! O site está fora do ar desde o dia 06/01/2021. Preciso emitir uma certidão negativa. Favor verificar. Atenciosamente Marcelo
Good Morning! The site has been down since 06/01/2021. I need to issue a negative certificate. Please check. Sincerely Marcelo

Write some of your reviews for the company JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO

Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information

Rating *
Your review *

(Minimum 30 characters)

Your name *

Nearby places in the field of Federal courthouse,

Nearby places JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO