PA da Ponte São João - Jundiaí - SP
About PA da Ponte São João
Historicamente, como unidade político-administrativa, o município surgiu com a República Romana. Esse regime municipal, criado pelos romanos, se difundiu para alguns países, entre eles Portugal, e, através de modificações, passou a desenvolver funções políticas e a estabelecer suas próprias leis locais, posteriormente emergindo o município português, que herdamos quando do Brasil-Colônia. Esse regime vigeu até a independência, em 1822.
A organização do Poder Legislativo em nosso País surgiu em 1532, quando Martim Afonso de Souza instalou a primeira Câmara brasileira, a de São Vicente, que passou a exercer os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Conforme o legado de historiadores e pesquisadores locais, o povoamento do Arraial de Jundiaí começou por volta de 1639 e, em 14 de dezembro de 1655, mediante provisão do Marquês de Cascais (Conde de Monsanto), donatário da Capitania de São Vicente, foi elevado à categoria de Vila, quando possibilitou a instalação de sua primeira Câmara Municipal, a Câmara da Vila de Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí, em 1656.
A partir de 1696 a função de Presidente da Câmara era ocupada pelo "juiz-de-fora", que era nomeado pelo rei, e o povo elegia três Vereadores. Com a expansão e o desenvolvimento, novos núcleos foram surgindo e, crescendo o sentimento libertário, em 7 de setembro de 1822 ocorreu a Independência. Dois anos mais tarde, no dia 25 de março, foi instaurada a Constituição Imperial, determinando a implantação de Parlamentos Municipais em todas as cidades e vilas existentes, com caráter eletivo e presididos pelo vereador mais votado. Nessa época, além da função legislativa, as Câmaras continuavam exercendo as funções administrativas e executivas, pois não existia o cargo de prefeito, criado somente em abril de 1835.
Com o advento da República, em 15 de novembro de 1889, em conformidade com a Primeira Constituição Republicana, os municípios adquiriram autonomia, as Câmaras foram dissolvidas, e as comunidades passaram a ser governadas por Juntas e Intendentes nomeados pelos Estados. Estes exerciam as funções dos atuais Prefeitos, denominação restabelecida a partir de 1903, quando passaram a ser escolhidos entre os vereadores.
Com a Revolução de 1930, que conduziu Getúlio Vargas ao Poder, as Câmaras foram novamente fechadas e os prefeitos depostos. Quinze anos mais tarde, com a queda de Getúlio, o País buscou reforço à representatividade popular e, saindo de um longo regime ditatorial, preparou-se para a tão esperada redemocratização. Em novembro de 1947 foram realizadas, em todo o País, eleições municipais para o Legislativo e o Executivo, havendo o empossamento dos eleitos em 1º. de janeiro de 1948.
A 1ª. Legislatura (1948/1951) foi a mais importante da história política e social de nosso Município, pois marcou a redemocratização. Era composta por trinta e um vereadores, dentre os quais já se destacava a presença de uma mulher, Jandyra de Oliveira Souza, comprovando a real vontade popular frente a uma elite política machista da época. Já na 2ª. Legislatura, o número de cadeiras para vereadores foi reduzido para dezenove, permanecendo esse número até a 5ª., reduzindo-se para dezessete entre a 6ª. e a 8ª., retomando-se a dezenove na 9ª, indo para vinte e um da 10ª. até a 13ª, retornando a dezesseis na 14ª. e 15ª. e voltando novamente a 19 cadeiras a partir da 16ª. Legislatura.
Já ocuparam o cargo de Vereador mais de 200 pessoas, dentre as quais algumas, por mais de uma vez, foram reeleitas. A Presidência desta Casa Legislativa já foi confiada aos seguintes Vereadores durante as várias legislaturas, alguns sendo reeleitos na mesma ou em legislaturas diferentes: Amadeu Ribeiro Júnior, Odil Campos de Saes, Pedro Clarismundo Fornari, Lázaro de Almeida, José Godoy Ferraz, José Pacheco Netto Júnior, Pedro Ribeiro, Rogério Alfredo Giuntini, Paulo Ferraz dos Reis, Carlos Úngaro, Henrique Victório Franco, Elio Zillo, Ari Castro Nunes Filho, Pedro Oswaldo Beagim, Tarcísio Germano de Lemos, José Geraldo Martins da Silva, Jorge Nassif Haddad, Ariovaldo Alves, Antonio Carlos Pereira Neto, Oraci Gotardo, Francisco de Assis Poço, Ana Tonelli, Felisberto Negri Neto, Luiz Fernando Machado, José Galvão Braga Campos, Júlio César de Oliveira e Gerson Henrique Sartori.
No princípio, a Câmara funcionava no segundo andar do edifício da Caixa Econômica Estadual na Rua Barão de Jundiaí, onde hoje se encontra uma agência do Banco do Brasil.
Posteriormente, em 30 de janeiro de 1971, a Edilidade Jundiaiense passou a ter seu prédio próprio - um projeto arquitetônico de autoria do renomado arquiteto e professor Jon Adoni Maitrejan, localizado na mesma rua Barão de Jundiaí, na Esplanada Monte Castelo, tradicional ponto de Jundiaí, popularmente conhecido como “escadão”. Nas proximidades estão o teatro Polytheama, a Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra, o prédio histórico do antigo Colégio Siqueira de Moraes, onde funciona a Pinacoteca, e o Museu da Energia da CPFL. O prédio conta com uma área construída de aproximadamente mil metros quadrados, divididos atualmente entre recepção, sala de reuniões, plenário – com capacidade para 135 pessoas sentadas, salão nobre, sala de imprensa, locações da TV Câmara e gabinete da Presidência.
E em que pese a funcionalidade do prédio, passados 33 anos ele necessitou de um anexo para otimizar o desempenho dos trabalhos e atender melhor a população. O Prédio Anexo foi erguido em 2004, em frente à sede principal, com uma área construída de quatro mil metros quadrados. Ali cada vereador tem o seu próprio gabinete, em um espaço amplo e confortável, além de abrigar também as instalações do Procon Jundiaí.
Tivemos em 1998, ano do Cinquentenário da Primeira Legislatura da Câmara Municipal de Jundiaí, o lançamento de um carimbo comemorativo pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT.
E a Câmara Municipal também busca inovar e se adequar aos desenvolvimentos tecnológicos. Em 2004 instalou um sistema eletrônico de votação, composto por um painel eletrônico e terminais de votação, garantindo assim maior transparência, além da instalação da ata eletrônica, que consiste nas gravações das sessões, que passaram a ser registradas também em vídeo. Ampliando ainda esse caráter comunicativo, quatro anos depois as sessões começaram a ser transmitidas ao vivo através do site da Câmara e via televisão, pelo canal 4 da NET, trabalhos realizados pelo setor de Comunicação da Casa, através da TV Câmara Jundiaí.
Atualmente as sessões e audiências públicas são transmitidas ao vivo nos canais 12.2 UHF e 4 NET, no Facebook da Câmara e no canal da TV Câmara Jundiaí no YouTube, que contém todo o acervo de vídeos da Casa, desde conteúdos atuais até materiais institucionais e históricos.
Seguindo com a história do Legislativo Jundiaiense, em 2013 a Câmara Municipal completou 65 anos de funcionamento ininterrupto desde a instalação da Primeira Legislatura em 1948. E para comemorar tal fato, lançou mais um carimbo e também selo comemorativos, em parceria com os Correios, recordando a história da redemocratização do país.
Contact PA da Ponte São João
Address : | PA da Ponte São João - R. Santo Antônio, 191 - Pte. Sao Joao, Jundiaí - SP, 13218-070, Brazil |
Phone : | 📞 + |
Postal code : | 13218-070 |
Website : | http://www.jundiai.sp.leg.br/ |
Categories : |
A
|
Ana Paula Francisco on Google
★ ★ ★ ★ ★ Hoje cheguei com for na coluna e mesmo assim passaram 6 pacientes nainha frente .
Isso é descaso e desrespeito .
Péssimo atendimento .
Today I arrived with strength in the spine and even so, 6 patients passed in front of me.
This is careless and disrespectful.
Terrible attendance .
|
M
|
Miqueias Fernandes on Google
★ ★ ★ ★ ★ Não entendo quais são os critéros para o atendimento, se vai até lá com algo que pode significar um problema sério os médicos lhe recomendam ir ao pronto socorro, se você vai até lá com algo mais leve porém que te incomoda, dizem que não é caso da P.A, que precisa ser examinado pelo clínico. Não entendo isso, honestamente
I don't understand what the criteria are for assistance, if you go there with something that could mean a serious problem, doctors recommend you to go to the emergency room, if you go there with something lighter but that bothers you, they say that it is not the case BP, which needs to be examined by the clinician. I honestly don't understand it
|
b
|
bruna lopes lopes on Google
★ ★ ★ ★ ★ Fui muito bem atendida, só tenho a agradecer a todos de lá.
I was very well attended, I just have to thank everyone there.
|
J
|
Julia Oliveira on Google
★ ★ ★ ★ ★ Ótima prestação de serviços e atendimento excelente, em especial a médica Adriana Chagas Lima e enfermeira Caroline de Oliveira, muito educadas, competentes e atenciosas! Parabéns a toda equipe
Great service and excellent service, especially the doctor Adriana Chagas Lima and nurse Caroline de Oliveira, very polite, competent and thoughtful! Congratulations to the whole team
|
S
|
Sara Martins on Google
★ ★ ★ ★ ★ Hj estive lá, passando muito mal a medida foi super grossa comigo péssimo atendo da Dr. Adriana chargas lima.
Ela fico falando comigo e não parava de mecher no celular...
Já as enfermeira foram super educada!
I was there today, feeling very bad, the measurement was super thick with me, I attended to Dr. Adriana chargas lima.
She keeps talking to me and she keeps messing with her cell phone...
The nurses were super polite!
|
M
|
Marilucia Rebecca on Google
★ ★ ★ ★ ★ Boa tarde hj por volta das 13 hrs cheguei com muita dor é fui atendida pela Dra Milliane Machado Barbalho fui muito bem atendida por ela fiz exames me médico me orientou e graças a deus me passou medicamentos e estou muito reagirá são 02.14 estou sem dor muito obg quero que Deus lhe abençoe pelo seu carinho e atendimento muito obg
Good afternoon, around 13 hrs. I arrived with a lot of pain and I was assisted by Dr Milliane Machado Barbalho I was very well assisted by her. I want God to bless you for your kindness and care.
|
C
|
Cassio Rogerio Almeida on Google
★ ★ ★ ★ ★ Péssima. Meu filho foi muito bem atendido pelo médico. O doutor pediu exame de urina e sangue. Me disse para ligar no PA às 16 hs para saber se o resultado estava pronto. Fiquei mais de uma hora ligando, ninguém atendia e ainda tirava o fone do gancho para dar ocupado. Recepção péssima, pura incompetência.
Terrible. My son was very well cared for by the doctor. The doctor ordered urine and blood tests. He told me to call the PA at 4 pm to see if the result was ready. I was calling for over an hour, nobody answered and I still took the phone off the hook to be busy. Terrible reception, pure incompetence.
|
M
|
Mike Ronaldo on Google
★ ★ ★ ★ ★ Péssimo atendimento, enfermeiras da sala 1 péssimo atendimento incompetentes , profissionalismo 0 meu filho chegou com febre e ficou 1 hr ,ardendo de febre e a médica fiquei 5 minutos e nem relatou nada, depois Levei a pediatra estava com a garganta toda enframada e aí depois de 2 dias estava melhorando.
|
Write some of your reviews for the company PA da Ponte São João
Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information
Nearby places in the field of Urgent care center,
Nearby places PA da Ponte São João