Psico SP - São Paulo - SP

5/5 based on 1 reviews

Escuto com frequência em grupos de conversa e aqui no consultório a pergunta: “Terapia é algo que todas as pessoas deveriam fazer?”

Para iniciar essa resposta vale evidenciar um primeiro ponto, que a terapia é realizada por diversos motivos e razões. Você não precisa, por exemplo, estar em depressão para procurar um atendimento psicológico. Vamos fugir de estereótipos e preconceitos que limitam muita gente a pedir ajuda.

Desde pequenos todos nós temos instalado na nossa vida um processo de busca que permanece a vida inteira para completar o desenvolvimento psicológico. Procuramos completar nossa identidade para nos sentir integrados, uno. No entanto, todo o indivíduo tem falhas no seu desenvolvimento psicológico que traz a sensação (nem sempre consciente) de não ser inteiro, e, consequentemente, essas falhas geram angústias que estão relacionadas a sensação basal de incompletude, insegurança e de medo. 

Eliminar essas angústias muitas vezes não é tarefa fácil e, na medida que o tempo vai passando, vão sendo estruturados mecanismos psicológicos de defesa, para que em alguns períodos da vida possamos sentir a sensação de “acomodação psicológica”, que por sua vez camufla um pouco o processo natural de busca, assim o indivíduo entra numa fase na qual se sente estabilizado psicologicamente. Mas, basta ocorrer algum fator que o desestabilize para entrar em uma “crise”, acionando novamente as angústias atreladas a busca de identidade, que passam a ecoar com mais intensidade.

Nesse ponto você pode se perguntar: o que exatamente pode ser uma crise? Como todo processo é pessoal e individual, a crise assume diversas formas e situações, mas é comum surgir quando se está passando por um momento difícil ou diante de um problema complicado de lidar.

Podem ser, assim, relacionadas a questões pontuais ou serem vivenciadas por longos períodos, sendo que em ambos os casos há um processo que desencadeia sentimentos e pensamentos que trazem à tona questionamentos, às vezes afetam o comportamento e relacionamentos, dando a sensação de que as coisas descompassaram ou que tudo está dando errado.

Para contextualizar, algumas situações frequentes que levam a procura de um atendimento psicológico estão relacionadas a mudança de comportamento e humor (como presença de ansiedade e depressão); conflitos nos relacionamentos; perceber que está repetindo o mesmo padrão de comportamento e/ou relacionamento (por exemplo, pessoas que enxergam que podem mudar quantas vezes for de parceiro, mas a sensação é de que sempre acontece a mesma coisa e que, no final, saem machucadas emocionalmente); sentir que não está realizado pessoal ou profissionalmente; sentir-se uma fraude e se cobrar demais; situações de vivências traumáticas, como luto, doenças, violência, separações, desemprego e inúmeras outras. 

Como dito, esses são alguns exemplos de situações que ativam novamente o processo de busca, e se você sentir que precisa de ajuda, não hesite em procurar uma avaliação psicológica. A demanda, ou seja, os porquês não precisam estar claramente definidos, mas a terapia conduzida por um psicólogo tem base científica e o papel do profissional será o de sistematizar, acelerar e orientar o processo de busca tratando os bloqueios do desenvolvimento psicológico. 

Os atendimentos psicológicos, permitem que o indivíduo se conecte com ele mesmo, ao se conhecer melhor, auxilia a identificar e lidar com suas preocupações, ansiedades, sentimentos, medos, inseguranças, conflitos, e o ajuda a aceitar cada vez mais como ele é e não como ele deveria ser.

Então a resposta à primeira pergunta é: sim, na medida que o processo de busca está ativado. Em outras palavras, a terapia é para todos que queiram ajuda para enfrentar as mais variadas questões, e dessa forma, é antes de tudo, um ato de coragem!

Tem perguntas? Entre em contato, mande uma mensagem ?

Fontes utilizadas:

Dias, Victor R C Silva. Análise psicodramática e teoria da programação cenestésica

Contact Psico SP

Address :

Psico SP - R. Rodrigo Lobato, 76 - Vila Madalena, São Paulo - SP, 05030-130, Brazil

Postal code : 05030-130
Website : http://psicosp.com.br/
Categories :

Psico SP - R. Rodrigo Lobato, 76 - Vila Madalena, São Paulo - SP, 05030-130, Brazil

Write some of your reviews for the company Psico SP

Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information

Rating *
Your review *

(Minimum 30 characters)

Your name *

Nearby places in the field of Psychopedagogy clinic, Mental health service,

Nearby places Psico SP