Salamone and Associates Lawyers - São Paulo - SP

4.2/5 based on 8 reviews

About Salamone and Associates Lawyers

Nova lei proíbe propagandas de empréstimos do tipo “sem consulta ao SPC” e obriga financeiras a informar o custo total do crédito.

Foi sancionada e entrou em vigor na última sexta-feira, 2, a lei 14.181/21, que atualiza o Código de Defesa do Consumidor para incluir regras de prevenção ao superendividamento dos consumidores e prever audiências de negociação entre credor e devedor. A lei também cria instrumentos para conter abusos na oferta de crédito a idosos e vulneráveis. O presidente da vetou cinco dispositivos.

O texto considera superendividamento a “impossibilidade manifesta de o consumidor pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial”.

O foco da lei são os consumidores que compram produtos ou contratam crédito em instituições financeiras, mas ficam impossibilitados de honrar as parcelas, por desemprego, doença ou outra razão.

A nova lei prevê as seguintes medidas:

  • Torna direito básico do consumidor a garantia de práticas de crédito responsável, de educação financeira e de prevenção e tratamento de situações de superendividamento, preservado o mínimo existencial;
  • Torna nula cláusulas contratuais de produtos ou serviços que limitem o acesso ao Poder Judiciário ou impeçam o restabelecimento integral dos direitos do consumidor e de seus meios de pagamento depois da quitação de juros de mora ou de acordo com os credores;
  • Obriga bancos, financiadoras e empresas que vendem a prazo a informar ao consumidor o custo efetivo total, a taxa mensal efetiva de juros e os encargos por atraso, o total de prestações e o direito de antecipar o pagamento da dívida ou parcelamento sem novos encargos. As ofertas de empréstimo ou de venda a prazo deverão informar ainda a soma total a pagar, com e sem financiamento;
  • Proíbe propagandas de empréstimos do tipo “sem consulta ao SPC” ou sem avaliação da situação financeira do consumidor;
  • Proíbe o assédio ou a pressão sobre consumidor para contratar o fornecimento de produto, serviço ou crédito, principalmente em caso de idosos, analfabetos, doentes ou em estado de vulnerabilidade;
  • Permite que o consumidor informe à administradora do cartão crédito, com dez dias de antecedência do vencimento da fatura, sobre parcela que está em disputa com o fornecedor. O valor não poderá ser cobrado enquanto não houver uma solução para a disputa.

Renegociação:

Conforme a lei, o juiz poderá, a pedido de consumidor superendividado, iniciar processo de repactuação das dívidas com a presença de todos os credores. Na audiência, o consumidor poderá apresentar plano de pagamento com prazo máximo de cinco anos para quitação, preservado o “mínimo existencial”. Um regulamento da lei vai definir a quantia mínima da renda do devedor que não poderá ser usada para pagar as dívidas.

Se for fechado acordo com algum credor, o juiz validará o trato, que poderá ser exigido no cartório de protesto (eficácia de título executivo). Devem constar do plano itens como suspensão de ações judiciais em andamento e data a partir da qual o nome sairá do cadastro negativo.

Não podem fazer parte dessa negociação as dívidas com garantia real (como um carro), os financiamentos imobiliários, os contratos de crédito rural e dívidas feitas sem a intenção de realizar o pagamento.

Vetos:

A lei foi publicada na edição no Diário Oficial da União com cinco vetos. Um dos pontos vetados pelo presidente Jair Bolsonaro proibia propagandas de oferta de crédito ao consumidor do tipo “sem juros”, “sem acréscimo” ou “juros zero”. Neste tipo de operação, os juros costumam estar embutidos nas prestações.

Bolsonaro alegou, porém, que cabe ao mercado oferecer crédito nas modalidades, nos prazos e com os custos que entender adequados, com adaptação natural aos diversos tipos de tomadores. “A lei não deve operar para vedar a oferta do crédito em condições específicas, desde que haja regularidade em sua concessão”, afirmou na mensagem de veto.

Também foi vetado o trecho que limitava os níveis da margem consignável (o total que pode ser usado para pagar as parcelas), que seriam de 5% do salário líquido para pagar dívidas com cartão de crédito e 30% para outros empréstimos consignados. O governo alegou, entre outras razões, que a restrição acabaria por forçar o consumidor a assumir dívidas mais custosas.

Fonte: Migalhas.

Contact Salamone and Associates Lawyers

Address :

Salamone and Associates Lawyers - R. Serra de Botucatu, 660 - 11º Andar - Tatuapé, São Paulo - SP, 03317-000, Brazil

Phone : 📞 +998
Postal code : 03317-000
Website : https://www.araujoeaugusto.com.br/
Categories :

Salamone and Associates Lawyers - R. Serra de Botucatu, 660 - 11º Andar - Tatuapé, São Paulo - SP, 03317-000, Brazil
T
Thiago Alberto on Google

Fui por conta de uma entrevista de emprego, mas não vi nada demais. Apenas a localizaçao foi boa.
I went for a job interview, but I didn't see anything too much. Only the location was good.
P
Pedro Ernesto Lopes Feitosa on Google

Super mal atendido pela estagiária Adriana Gomes, porém outros funcionários estão de parabéns pela resolução do problema.
Super badly attended by intern Adriana Gomes, but other employees are to be congratulated for solving the problem.
F
Felipe Carniato on Google

Escritório lixo. Ficam ligando no meu celular a todo momento. Não conheço ninguém com o nome que informam. E já disse umas 20x isso. Dizem que não irá mais acontecer, mas continuam ligando.
Office junk. They keep calling my cell phone all the time. I don't know anyone with the name you enter. And I've said that 20x that. They say it won't happen anymore, but they keep calling.
A
Anderson Marques on Google

Empresa especialista em cobrança e recuperação de crédito no segmento bancário. Possui um quadro de excelentes especialistas em negociações e conciliações jurídicas. Ótima empresa para ter relacionamento comercial e parceria corporativa.
Company specialized in collection and credit recovery in the banking segment. It has a team of excellent specialists in negotiations and legal reconciliations. Great company to have business relationship and corporate partnership.
J
Julio Cesar Teixeira dos Santos on Google

A Referida empresa, encontrou meu nome ALEATORIAMENTE na internet e vive me ameaçando.. Já liguei e informei meus dados. o CPF e dados das pessoas que deveriam cobrar nada tem a ver comigo. Nao checam as informações. Ja solicitei a remoção do meu email e nada aconteceu até agora.. Desorganização total.
The referred company, found my name RANDOMLY on the internet and keeps threatening me .. I already called and informed my data. the CPF and data of the people who should be charging have nothing to do with me. They don't check the information. I already requested the removal of my email and nothing has happened so far. Total disorganization.
M
Matheus Gonçalves on Google

Trabalho no escritório a 3 anos e não tenho nada a reclamar e sim agradecer por todo conhecimento adquirido. Ótimos gerentes e supervisores. Dra. Neildes uma grande advogada com visão empreendedora. Escritório extremamente profissional!!
I work in the office for 3 years and I have nothing to complain about but to thank for all the knowledge acquired. Great managers and supervisors. Dr. Neildes is a great lawyer with an entrepreneurial vision. Extremely professional office !!
W
William Pereira de Lima on Google

Também recebi e-mails e ligações informando sobre uma dívida em meu CPF, sendo que não tenho nenhuma dívida, a empresa quer negociar, liguei em todos os pontos que eles falaram sobre a dívida e nada consta em meu nome. Sinceramente, não acredito que possa ser uma empresa séria e com valores.
I also received e-mails and calls informing me about a debt on my CPF, since I have no debt, the company wants to negotiate, I called in all the points that they talked about the debt and nothing in my name. Honestly, I don't believe it can be a serious company with values.
L
Leo Ortiz on Google

Devem ter adquirido uma base de dados ilegitimamente e estão ameaçando com processar. "POR DESINTERESSE EM RESOLVER DE MODO AMIGÁVEL ESTAREMOS DANDO ANDAMENTO A AÇÃO" e bla bla bla. Gente, não caiam nesse golpe e nem prestem atenção nesse golpe ou chamado de atenção, nem sei qq eles são. Vou abrir processo contra eles.

Write some of your reviews for the company Salamone and Associates Lawyers

Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information

Rating *
Your review *

(Minimum 30 characters)

Your name *

Nearby places in the field of Legal services, Trial attorney,

Nearby places Salamone and Associates Lawyers