Clínica Laham - São Paulo - SP
Clínica Laham – Geriatria Personalizada - Geriatra.med.br
A osteoporose é uma doença sistêmica que é caracterizada por massa óssea reduzida e deterioração da micro-arquitetura do tecido ósseo, levando à fragilidade mecânica e consequente predisposição a fraturas com trauma mínimo.
Atinge ambos os sexos e as diferentes faixas etárias. Embora sua maior prevalência seja em mulheres na pós-menopausa, esta doença também acomete os homens e isso já está se tornando um objeto de preocupação.
As causas de osteoporose mais comuns em homens são: hipogonadismo (testosterona baixa), tratamento com glicocorticóides (uso de medicamentos que contêm “cortisona”), consumo de bebidas alcoólicas e osteoporose idiopática (sem causa definida).
O pico de massa óssea é um dos mais importantes fatores determinantes de osteoporose, considerando-se que aproximadamente 50 a 60% da massa óssea do adulto é determinada geneticamente. Este pico se estabelece entre os 20 e os 35 anos de idade, mas a maior parte da massa óssea é acumulada até o final da adolescência. O pico é cerca de 8 a 10% mais alto em homens devido aos hormônios sexuais, mas o pico de massa óssea também reflete a ação de hormônios como o do crescimento, cujos níveis aumentam agudamente durante a puberdade, estimulados pela elevação dos níveis de esteróides sexuais. Além disso, a massa óssea é maior em homens porque estes apresentam esqueletos maiores e seu período de perda óssea se inicia mais tardiamente que o das mulheres, cerca de uma década depois. Esta perda é mais branda em homens que em mulheres, o que é parcialmente atribuível à ausência de um processo semelhante à menopausa.
A prevalência de fraturas de coluna ou fêmur em homens é em torno de um terço daquela observada em mulheres. Quando comparamos homens e mulheres com a mesma DMO (densidade de massa óssea) na densitometria, o risco de fratura é maior em homens, e esta é a mais importante complicação da osteoporose. O risco de um homem apresentar, ao longo de sua vida, uma fratura clinicamente diagnosticável de quadril, punho ou vértebra é baixo. Mesmo após o ajuste para fatores como idade, peso corporal e atividade física, desordens ligadas à osteoporose secundária (causada por outras doenças ou medicamentos) estão associadas a um aumento de duas vezes no risco de fratura em homens, o que é agravado com a ocorrência de fraturas prévias, gerando aumento do risco para novas fraturas.
A fratura de quadril relacionada à osteoporose pode levar a uma redução geral da sobrevida. Em homens idosos, isto é ainda mais preocupante quando comparado com mulheres na mesma condição. A grande maioria das vítimas de fratura de quadril é hospitalizada e, mesmo um ano após a fratura, não recobram a capacidade de caminhar sem ajuda, não recuperam a capacidade de movimentação independente. Fraturas vertebrais estão muito associadas a dor e deformidades de coluna.
Por todos esses fatores, a osteoporose tem alto custo sócio-econômico: desde a provável hospitalização quando há fraturas, até a assistência necessária pós-traumática.
Sendo assim, o mais recomendado para garantir saúde e bem-estar é a prevenção. A nutrição adequada rica em cálcio e vitamina D, a exposição ao sol em períodos adequados e com protetor solar, o estímulo da massa óssea através da atividade física e o acompanhamento regular com o médico de confiança garantirão a saúde óssea em todas as fases da vida, inclusive na terceira idade.
Contact Clínica Laham
Address : | Clínica Laham - Alameda Santos, 211 - 19º andar cj 1907 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 01419-000, Brazil |
Phone : | 📞 +877 |
Postal code : | 01419-000 |
Website : | http://www.geriatra.med.br/ |
Categories : |
Write some of your reviews for the company Clínica Laham
Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information
Nearby places in the field of Medical office,
Nearby places Clínica Laham