ORTOCITY | Lapa - Clínica Ortopédica e de Reabilitação - São Paulo - SP
About ORTOCITY | Lapa - Clínica Ortopédica e de Reabilitação
Curiosidades sobre os joelhos
O joelho é uma das maiores e mais complexas articulações do corpo humano, e o seu sofisticado design permite movimentos de flexo-extensão(dobradiça), além de movimentos rotacionais, essenciais para atividades do dia-a-dia como andar, sentar ou correr.
Estrutura anatômica
– Ossos: O joelho é formado por 3 ossos(fêmur, tíbia e patela) que formam 2 articulações( femorotibial e femoro patelar).
– Cartilagem articular: É uma estrutura de revestimento que cobre a extremidade do osso. Ela é escorregadia e lisa, o que ajuda os ossos a se moverem suavemente entre si nas articulações. É flexível, mas também forte o suficiente para ajudar as articulações a manter sua forma e absorver impacto.
– Meniscos: Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas que fazem a conexão do fêmur com a tíbia. Temos dois meniscos no joelho, o menisco medial(interno) e o menisco lateral(externo). Entre as principais funções do menisco estão a melhor distribuição de força no joelho e auxílio na estabilização.
– Ligamentos cruzados: Os ligamentos cruzados anterior e posterior são encontrados dentro da articulação do joelho. São responsáveis pela estabilização do joelho no plano sagital e , no caso do ligamento cruzado anterior, pela estabilidade rotacional do joelho.
– Bursas: As bursas são estruturas elásticas e cheias de líquido, como “almofadas” deslizantes, que protegem a articulação da fricção e da pressão durante os movimentos do joelho. Das numerosas bursas do joelho, aquelas com maior significado clínico incluem as bursas pré-patelares, infrapatelares e anserinas.
– Músculos: Os músculos ao redor do joelho tem a função de mover e estabilizar a articulação. Os dois principais grupos musculares são os músculos do quadríceps na região anterior do joelho e os isquiotibiais na região posterior. Além deles fazem parte do joelhos a musculatura da panturrilha, o músculo poplíteo e a musculatura adutora.
Arco de movimento e função
Os movimentos do joelho são flexão, extensão e rotação. O movimento e a estabilidade da articulação do joelho são controlados pelos estabilizadores estáticos intra-articulares, como os meniscos e ligamentos cruzados, bem como estabilizadores estáticos e dinâmicos extra-articulares, como os ligamentos colaterais e os músculos. A flexão é realizada pelos isquiotibiais e bíceps femoral e, em menor grau, pelo gastrocnêmio e poplíteo. A flexão é limitada pelos tecidos moles na parte de trás do joelho. A extensão é realizada pelo quadríceps e, devido ao formato da articulação e das inserções ligamentares, o fêmur gira medialmente sobre a tíbia em extensão terminal, este é o mecanismo de “parafuso” que trava a articulação em extensão.
O joelho é projetado para cumprir uma série de funções, seguem abaixo as principais:
– Suportar o corpo na posição vertical sem a necessidade de esforço muscular;
– Ajudar a abaixar e levantar o corpo;
– Fornecer estabilidade;
– Atuar como amortecedor;
– Permitir movimentos de rotação da perna;
– Tornar a caminhada mais eficiente;
– Ajudar a impulsionar o corpo para a frente.
Lesões mais comuns no joelho
As lesões do joelho podem ser causadas por diferentes motivos, por lesões traumáticas, problemas mecânicos ou problemas degenerativos. Entre as lesões traumáticas mais comuns estão a ruptura do ligamento cruzado anterior, as lesões meniscais e as fraturas. Entre os problemas mecânicos se encontram a condropatia patelar, a tendinite patelar, a síndrome do trato ílio-tibial e as bursites. Já entre as doenças degenerativas mais comuns que afetam o joelho estão a osteoartrose, artrite reumatóide e artrite gotosa.
Fatores de risco para lesões no joelho
Algumas condições aumentam as chances de lesão no joelho, entre elas:
– Excesso de peso e obesidade: Estar acima do peso ou obeso aumenta o estresse nas articulações do joelho, mesmo durante atividades comuns, como caminhar ou subir e descer escadas. Também aumenta o risco de osteoartrite, acelerando o dano da cartilagem das articulações.
– Falta de força muscular: A falta de força e flexibilidade pode aumentar o risco de lesões no joelho. Músculos fortes ajudam a estabilizar e proteger suas articulações.
– Algumas atividades esportivas: Alguns esportes colocam mais estresse e risco de torção nos joelhos do que outros. O esqui, por exemplo, com suas botas rígidas e risco de quedas, o basquete com saltos e pivôs, a corrida com as repetidas batidas nos joelhos no solo são alguns desses exemplos. Trabalhos que exigem estresse repetitivo nos joelhos, como construção civil ou agricultura também podem aumentar o risco de lesão.
– Lesões anteriores: Ter uma lesão prévia no joelho o torna mais propenso a uma nova lesão.
A primeira artroscopia de joelho
O Dr. Severin Nordentof, um médico dinamarquês, é creditado com o uso do primeiro endoscópio para olhar dentro de uma articulação do joelho em 1912. Ele usou o laparoscópio Jacobaeus, para examinar o interior dos joelhos e discutiu suas descobertas no 41º Congresso da Sociedade Cirúrgica Alemã em Berlim. No entanto, sem evidência de intervenção cirúrgica, não se considera que tenha realizado a primeira artroscopia do joelho. Quarenta e três anos depois, o renomado cirurgião japonês Dr. Masaki Watanabe realizou o primeiro procedimento artroscópico registrado. Ele removeu um tumor solitário de células gigantes de uma articulação do joelho durante o procedimento e, em 1962, realizou a primeira meniscectomia parcial por artroscopia.
A primeira artroplastia total de joelho
O Dr. John N. Insall do Hospital for Special Surgery(HSS) junto com o Dr. Chitranjan Ranawat e o Dr.Allan E. Inglis, além do engenheiro biomecânico Peter Walker, desenvolveram a prótese de joelho moderna e a implantaram no primeiro paciente em 1974. A primeira substituição total do joelho foi realizada em 1968, mas o implante não era confiável e a equipe do HSS pretendia criar uma opção melhor para pacientes com artrite do joelho do que somente a medicação para dor. Seu implante foi projetado para recriar como os joelhos reais funcionam e se tornou um divisor de águas no tratamento da osteoartrose. Foi o primeiro implante a abordar todas as partes anatômicas do joelho. Com este implante como base, cirurgiões e desenvolvedores avançaram imensamente nesse campo. Agora, as artroplastias de joelho são procedimentos comuns e padronizados, e as novas tecnologias específicas são baseadas nos princípios anatômicos estudados pelos cirurgiões do HSS.
Dúvidas sobre o assunto?
Agende uma consulta com nossos especialistas e saiba mais.
Contact ORTOCITY | Lapa - Clínica Ortopédica e de Reabilitação
Address : | ORTOCITY | Lapa - Clínica Ortopédica e de Reabilitação - R. Brg. Gavião Peixoto, 526 - Lapa, São Paulo - SP, 05078-000, Brazil |
Phone : | 📞 +7 |
Postal code : | 05078-000 |
Website : | http://www.ortocity.com.br/ |
Categories : |
M
|
Marcelo Daniel Franco ferreira on Google
★ ★ ★ ★ ★ É minha primeira opção, para assuntos ortopédicos. Sempre tem alguma fila, mas o atendimento é sempre rápido e todos são muito atenciosos e competentes, desde os médicos até os atendentes!
It is my first choice, for orthopedic matters. There is always a line, but the service is always fast and everyone is very attentive and competent, from the doctors to the attendants!
|
K
|
Kelvin Silva on Google
★ ★ ★ ★ ★ Sempre que vou nessa clínica sou bem atendido pelos funcionários e pela equipe médica. O lugar é muito limpo e organizado, o único ponto de melhoria é referente ao estacionamento, poderia ser um pouco mais barato. No mais é uma excelente clínica.
Whenever I go to this clinic, I am well attended by the staff and the medical team. The place is very clean and organized, the only improvement point is the parking, it could be a little cheaper. All in all, it's an excellent clinic.
|
R
|
Richard Lopes on Google
★ ★ ★ ★ ★ Apesar da educação e cordialidade dos funcionários, a Fisioterapia aprovada pelo convênio é muito fraca, sensação que nada melhora e que só está perdendo tempo.
Outro ponto negativo é a falta de contingência para aprovar a Fisioterapia, aplicativo do Bradesco estava com lentidão e impossibilitando de gerar o token, nesse caso eles apenas falam que nada pode ser feito e dispensam você sem fazer a Fisioterapia, dando a mínima importância para o tempo perdido.
Despite the politeness and cordiality of the employees, the Physiotherapy approved by the agreement is very weak, a feeling that nothing improves and that it is only wasting time.
Another negative point is the lack of contingency to approve Physiotherapy, Bradesco's application was slow and making it impossible to generate the token, in which case they just say that nothing can be done and dismiss you without doing Physiotherapy, giving the least importance to the lost time.
|
C
|
Carmen Batista on Google
★ ★ ★ ★ ★ Gostaria de agradecer e parabenizar o atendimento desta clínica em geral, pela presteza, organização e eficiência no atendimento. E tbém ao Dr. Miguel Antonio dos Santos que me atendeu de forma excelente, o que me fez ter segurança quanto ao tratamento e a reabilitação exitosa, que realmente concretizou-se. Parabéns a todos e mais uma vez muito obrigada!!!
I would like to thank and congratulate the service of this clinic in general, for the promptness, organization and efficiency in the service. And also to Dr. Miguel Antonio dos Santos who treated me in an excellent way, which made me feel confident about the successful treatment and rehabilitation, which really took place. Congratulations to all and once again thank you very much!!!
|
G
|
Giovanna Schepis on Google
★ ★ ★ ★ ★ Fomos muito mal atendidos pelos médicos no local. Minha mãe sequer foi examinada no retorno, e o médico se recusou a ajudá-la a subir na maca e tirar a bota de imobilizar. Pediu exame com data em cima da hora, sem atestado, mesmo imobilizada, e se recusou a examinar a perna dela. Revoltante. Fora que ninguém atende ao telefone. Sequer nos encaminharam o histórico dela. Abrirei uma reclamação formal. Médico Dr. Ruben principalmente.
We were treated very poorly by the doctors on site. My mother wasn't even examined on return, and the doctor refused to help her onto the gurney and take off her splint boot. She asked for an exam with a date at the last minute, without a certificate, even when she was immobilized, and refused to examine her leg. Revolting. Other than that no one answers the phone. They didn't even send us her history. I will file a formal complaint. Doctor Dr. Reuben mainly.
|
A
|
Andréa Déa on Google
★ ★ ★ ★ ★ Fui super bem atendida, em menos de 30 minutos fiz ficha, fui atendida, fiz raio X, voltei ao consultório. Dr Rúben Diaz, muito atencioso, e explicou em detalhes o diagnóstico. Top....
I was very well assisted, in less than 30 minutes I made a file, I was assisted, I did an X-ray, I went back to the office. Dr Rúben Diaz, very attentive, and explained the diagnosis in detail. Top....
|
L
|
Luciano Rosa on Google
★ ★ ★ ★ ★ Cool
|
E
|
Eduardo San on Google
★ ★ ★ ★ ★ Ok
|
Write some of your reviews for the company ORTOCITY | Lapa - Clínica Ortopédica e de Reabilitação
Your reviews will be very helpful to other customers in finding and evaluating information
Nearby places in the field of Orthopedic clinic,
Nearby places ORTOCITY | Lapa - Clínica Ortopédica e de Reabilitação